[the_ad id="288653"]

Só no 1º semestre foram registrados pelo menos 60 acidentes de trabalho com serras em Valadares

FOTO: Divulgação

Em Governador Valadares, os acidentes de trabalho envolvendo serras e outras máquinas têm preocupado entidades do trabalho e da saúde. Em 2022 foram registrados 119 casos desse tipo de acidente, e nos primeiros seis meses de 2023, o número já atingiu a metade das ocorrências do ano anterior, totalizando 60 acidentes até julho de 2023.

Perfil dos acidentados

Em 2022, os acidentes foram mais comuns entre homens (87%) e em pessoas com faixa etária entre 19 a 59 anos e acima de 60 anos (88%).

Os principais agentes causadores dos acidentes foram motosserra, maquita, lixadeira, roçadeira, fatiador e furadeira, além de 42 casos sem especificação do tipo de máquina.

As partes do corpo mais atingidas foram mãos, punhos e dedos, mas também ocorreram casos de lesões nos olhos e tórax.

Dados nacionais
Em comparação com os dados nacionais de 2022, os acidentes de trabalho envolvendo serras também representam um número significativo.
Em todo o Brasil foram registrados mais de 31 mil acidentes graves de trabalho, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
As serras foram responsáveis por 2.377 casos específicos, e ocorreram também fraturas, esmagamentos e amputações.

Campanha de conscientização

Portanto para alertar os trabalhadores sobre o uso correto de equipamentos, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Valadares (CEREST), em parceria com a Prefeitura Municipal e o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, realizará uma campanha de conscientização. O evento está marcado para a próxima quarta-feira (26), às 8h, na rua Rio-Bahia, 2.496, no bairro Mãe de Deus.

Objetivo da campanha

O principal objetivo da campanha é conscientizar os trabalhadores sobre o uso seguro desses equipamentos.

Sérgio Monteiro Gonçalves, fisioterapeuta do CEREST, destaca a importância da prevenção e o correto manuseio das serras para evitar acidentes. De acordo com o fisioterapeuta, muitos acidentes resultam em lesões graves, afastamento do trabalho e prejuízos financeiros e familiares, especialmente para trabalhadores informais.

Além do evento na empresa, a campanha também chegará aos bairros por meio das Estratégias da Saúde da Família (ESF).

A iniciativa visa conscientizar o maior número possível de pessoas, tanto trabalhadores formais quanto informais, para promover um ambiente de trabalho mais seguro e prevenir acidentes.

É fundamental que empresas e trabalhadores estejam atentos à segurança no ambiente de trabalho, evitando acidentes e garantindo a saúde e o bem-estar de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM