A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que na última segunda-feira (11), após investigação epidemiológica, realizou interdição cautelar em uma igreja evangélica no bairro Santa Rita. A congregação conta até o momento com cinco (5) casos confirmados para coronavírus (Covid-19) por exames realizados em laboratórios particulares.
A Prefeitura de Valadares diz estar tem adotado as medidas necessárias para a assistência aos casos, com medidas de vigilância epidemiológica e sanitária, incluindo isolamento e orientação às lideranças religiosas envolvidas, seus fiéis e familiares.
Reconhecendo a importância das atividades religiosas para a saúde mental das pessoas, recomenda que reuniões deste caráter devem seguir criteriosamente a orientação do Decreto Municipal 11.143 (arts. 1º e 7º) e 11.157 (art. 9º.), que determinam:
(a) impedimento ao comparecimento de idosos, pessoas com doenças crônicas ou condições de risco como obesidade e gestação de risco;
(b) redução de um terço da lotação do espaço de culto, mantendo distância mínima de dois metros entre as pessoas;
(c) manutenção do local de culto arejado, com portas e janelas abertas;
(d) higienização de mesas, cadeiras e bancos após o término de cada reunião, disponibilizando-se álcool em gel a 70% nos banheiros e locais estratégicos;
(e) orientação aos participantes para que não compareçam, de forma alguma, a eventos caso apresentem sintomas gripais;
(f) aos participantes cuja presença seja permitida, utilizar máscaras faciais.