Sistema socioeducativo retoma atividades escolares com acautelados por meio de teleaulas

Ensino está sendo adaptado às especificidades do público em cumprimento de medida; apostilas e videoconferências com professores para tirar dúvidas são destaques do novo modelo

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em todo o Estado retomaram nessa semana as atividades escolares, por meio de teleaulas e apostilas. Todas as 25 unidades de internação e internação provisória sob gestão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), bem como as Casas de Semiliberdade, receberam materiais da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e já deram início aos trabalhos. As atividades estão sendo adaptadas às especificidades do público em cumprimento de medida, para garantir, da melhor forma, a continuidade da política de atendimento ao adolescente autor de ato infracional em Minas Gerais. 

O subsecretário de Atendimento Socioeducativo da Sejusp, Bernardo Naves, explica que a educação é um dos eixos estruturantes adotados pelo governo durante o cumprimento das medidas socioeducativas. “A retomada das aulas no sistema socioeducativo é recebida com muita alegria, uma vez que a educação dos adolescentes é uma das missões do sistema socioeducativo – a outra é interromper a trajetória infracional desses jovens. O adolescente ocioso dentro de uma unidade socioeducativa, além da possibilidade de problemas de saúde física e psíquica, gera uma intranquilidade maior naquele ambiente, prejudicando seu processo de ressocialização”, afirma. 

O subsecretário ressaltou ainda o engajamento dos servidores do sistema socioeducativo, bem como os da Escola Estadual Jovem Protagonista – que funciona dentro das unidades -, para garantir que esta retomada dos estudos aconteça da melhor forma. “Os servidores têm se empenhado em propiciar este retorno das atividades pedagógicas em condições diferenciadas, com equipamentos diferenciados e adaptados à nossa nova realidade”, destaca Bernardo Naves. 

Além de receberem as apostilas impressas, os adolescentes estão assistindo às aulas exibidas pelo programa Se Liga na Educação, transmitidas pela Rede Minas, como complemento ao estudo. “Após a publicação, pela Secretaria de Educação, da retomada das aulas na rede pública estadual pelo regime de estudo não presencial, teve início o processo de adaptação dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) para atingir o nosso público específico”, explica o gerente de Formação Educacional da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Edilton Antônio Araújo Rocha.

Nas unidades onde não foi possível viabilizar o acesso às aulas transmitidas pela Rede Minas, os professores estão gravando vídeos curtos, de cerca de 20 minutos, que são intercalados com outras atividades e avaliações, para atingir da melhor forma as peculiaridades do sistema socioeducativo e o perfil do público em cumprimento de medida. Em algumas unidades, os professores também estão promovendo videoconferências com as turmas como forma de abrir um canal para que os adolescentes possam tirar dúvidas sobre os conteúdos ensinados. 

Segundo os diretores, os jovens têm ficado empolgados com a novidade das videoaulas. “Estamos todos em fase de adaptação aos novos formatos. Vamos executando, refletindo sobre o processo e melhorando a cada dia”, ressalta Edilton Rocha. 

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