GOVERNADOR VALADARES – A ExpoAgro-GV é uma feira multimodal onde negócios são realizados, novidades do agronegócio apresentadas aos produtores rurais, além de ser um espaço de lazer, diversão e socialização para todos que por lá passam.
O que muitos não sabem é que ao longo dos dias de realização do evento, diversas atividades paralelas acontecem e na edição deste ano, mais uma vez, o sistema FAEMG SENAR, em parceria com o Sindicato Rural, promove o curso de derivados do leite, que tem como propósito capacitar o homem do campo e produtores rurais a realizarem a produção dos mais variados itens que tenham o leite como matéria prima.
Um total de doze pessoas se inscreveram para aprender e aperfeiçoar as técnicas de fabricação nesta edição do curso.
A aulas terão como instrutora Silvana Zanuncio. “Esse curso tem um total de quarenta horas, a gente ensina fazer o queijo minas frescal, tanto temperado quanto recheado, a ricota, queijo muçarela, cabacinha, queijo maturado, queijo Minas padrão, iogurte, requeijão de barra e, por fim, o doce de leite pastoso”, pontua a instrutora.
Outro diferencial apontado pela instrutora diz respeito a técnicas de higienização, sendo este, segundo ela, um dos grandes diferenciais do mercado, uma questão fundamental para se obter uma melhor qualidade dos itens produzidos.
Sandra Rodrigues Ramos é produtora rural e este ano participa do curso pela segunda vez. “O que me faz estar aqui é aperfeiçoar meus conhecimentos e poder aplicar no meu dia a dia na roça” diz a produtora.
O presidente do Sindicato Rural de Governador Valadares, Afonso Luiz Bretas, destaca a importância da participação da instituição na ExpoAgro-GV e também das oportunidades oferecidas aos produtores rurais da região. “Em parceria com o SENAR nós temos muitos cursos, ultrapassamos nos últimos quinze anos mais de quatro mil pessoas treinadas”, comenta Afonso.
Ele afirma que este é o trabalho que o sindicato faz, promovendo leilões e parcerias com instituições de ensino superior da cidade com a finalidade de apoiar e capacitar os produtores rurais em suas atividades diárias.
O curso acontece no estande do sistema FAEMG SENAR montado na área central do Parque de exposições José Tavares Pereira. As atividades começaram na segunda-feira (8) e seguem até a sexta-feira (12). As aulas começam às 8h, se encerram às 17h e contemplam teoria com parte prática.