Representando mais de 5 mil produtores de 13 cidades do Leste de Minas, Sindicato Rural atua na defesa dos direitos e avanços do agronegócio regional
Uma história que caminha junto com o município de Valadares. No dia 20 de agosto, o Sindicato Rural de Governador Valadares completa 74 anos de atividade em prol de semear perspectiva de futuro no campo, colher conquistas e transformar vidas. Após mais de 7 décadas de fundação, o sindicato consolidou-se como um patrimônio do agronegócio regional, congregando aproximadamente 5 mil produtores rurais.
O Sindicato Rural surgiu, a princípio, com a missão de representar e defender os interesses dos produtores rurais da região. Desse modo, com tal apoio, o objetivo passou a ser trabalhar no desenvolvimento sustentável e fortalecimento da prática rural da classe.
“A história de Governador Valadares começou com a extração de madeira, pedra preciosa, carvão, matérias-primas. Mas em seguida, logo atrás, veio a pecuária. Foi a primeira atividade, digamos assim, produtiva. Então, eu acho que falando isso, estou falando tudo. Foi uma base para a economia local e ainda é. Ainda que tenha perdido espaço, já que nos tornamos uma cidade de polo comercial, a pecuária segue desempenhando um papel fundamental para o município desde o começo”, analisa Afonso Luiz Bretas, atual presidente do Sindicato Rural.
Desde 2008 no cargo, Bretas é, sobretudo, considerado o presidente há mais tempo na função, totalizando 16 anos. Marcado na história como o 22º dirigente superior, ele pontua a importância da associação para que os produtores rurais sintam-se abraçados e representados de todas as formas. “Estamos envolvidos com mais outras 12 cidades, assim temos mais 12 extensões de base e isso congrega em torno de 5 mil produtores rurais. É um papel fundamental dar uma cobertura a toda essa gente. É uma missão pesada, mas muito importante para que a classe inteira tenha voz e prossiga recebendo os avanços”, comenta.
Atualmente, o Sindicato Rural de Governador Valadares figura entre os cinco maiores de Minas Gerais. Esta força adquirida com o passar das décadas teve início no Minas Clube, quando 60 homens se reuniram em busca de um futuro próspero para a área do campo. Para o presidente, o momento é de agradecer e, acima de tudo, exaltar as conquistas obtidas. “Celebramos não apenas a existência de uma instituição, mas sim a união de 60 visionários que, em 1950, semearam a semente do que viria a se tornar um gigante do agronegócio do Leste de Minas Gerais”.