ANTÔNIO DIAS – Um exercício de emergência movimentou o Túnel Piracicaba, no km 283 da BR-381, em Antônio Dias, na manhã desta quarta-feira (3). No cenário montado, dois carros e um caminhão carregado de etanol se envolveram em uma colisão dentro da estrutura — situação considerada de alto risco pela combinação de vítimas presas às ferragens, vazamento de combustível e ambiente confinado.
As equipes tiveram de atuar como se estivessem diante de um acidente real: duas pessoas estavam encarceradas, o etanol se espalhava pela pista e a evacuação rápida do túnel era fundamental diante da possibilidade de incêndio. A complexidade do acesso ao local também foi testada.
Cerca de 30 profissionais participaram da simulação, entre operadores, inspetores de tráfego e resgatistas. A ação contou ainda com guinchos leves e pesado e dez viaturas, incluindo ambulâncias e veículos de inspeção.
O exercício serviu para avaliar o tempo de resposta e o funcionamento dos protocolos de segurança em situações críticas. Segundo Diego Dutra, gerente de Operações da Nova 381, cada etapa foi cronometrada e analisada. “Tão importante quanto garantir a máxima agilidade no atendimento às vítimas e o esvaziamento do túnel é sinalizar a área em tempo de evitar outras ocorrências”, afirmou.







