Os servidores públicos de Governador Valadares, representados pelo Sindicato dos Servidores Municipais/GV, fazem uma manifestação e paralisação de 24 horas, reivindicando direitos. O movimento começou à meia-noite desta quinta-feira (10).
Um grupo de servidores se reuniu em frente à Câmara Municipal da cidade, com cartazes e caixa de som, em forma de protesto. Eles reivindicam ajuste salarial e outros direitos.
Na manhã desta quinta-feira, mais servidores aderiram ao ato. Mais de 50 trabalhadores manifestavam. A presidente do Sinsem-GV, Sandra Perpétuo, explicou a ação. “[Nós] reivindicamos aqui o justo reajuste de 17% para toda a categoria e o piso nacional do Magistério, da lei federal. Também reivindicamos melhores condições de trabalho e diálogo com o servidor”, disse.
Segundo o diretor do Sinsem-GV, José Carlos Maia, além do reajuste salarial, servidores da saúde também exigem piso salarial da radiologia e da enfermagem, reajustes da Lei 170, defesa do PAM (Plano de Assistência Médica) e do Iprem (Instituto de Previdência Municipal), plano de carreira, Defesa dos Auxiliares de Serviço Público (ASPs), entre outros itens já encaminhados para a atual administração.
A Prefeitura Municipal de Governador Valadares informou, por meio de nota, que “o servidor municipal é prioridade da gestão, e diversas pautas de melhorias já foram realizadas nos últimos 5 anos. A administração municipal reafirma o compromisso com a valorização do servidor, ressalta que está aberta ao diálogo e atenta às reivindicações dos manifestantes. ”
E ressaltaram que “a maior parte dos servidores está trabalhando normalmente e que nenhum serviço público teve o funcionamento interrompido. ”
Durante toda a quinta-feira serão realizadas diversas atividades, como panfletagem, diálogo com a população. Na parte da tarde, a presidente do Sinsem-GV reunirá com a Secretaria de Administração Municipal.