Conhecido também como Ponto de Entrega Voluntária (PEV), o Ecoponto é destinado ao descarte de resíduos sólidos
A população de Valadares agora pode contar com os serviços gratuitos do primeiro Ecoponto da cidade. Inaugurado pela Prefeitura quinta-feira (5), o local poderá receber restos de materiais de construção civil, madeira, recicláveis e podas de árvore. O espaço fica na rua Israel Pinheiro, bairro Santos Dumont, em frente ao nº 668.
Durante a inauguração, o prefeito André Merlo ressaltou que, devido ao descarte irregular de entulhos em vias públicas, foi pensado sobre para onde carroceiros e pequenos geradores de resíduos poderiam encaminhar esses materiais. “Vimos que em cidades desenvolvidas havia unidades de recebimento de pequenos volumes. Por esta razão, é motivo de orgulho para esta administração inaugurar o primeiro Ecoponto de Valadares”, disse.
A unidade do bairro Santos Dumont conta com sete caçambas, além de baias, que serão utilizadas para a triagem dos materiais. São aceitos até 1 metro cúbico de resíduos ao dia por cada gerador, como pessoas que estão fazendo reformas ou alguma mudança, por exemplo. Para utilizar o serviço basta procurar o espaço previamente e fazer um cadastro. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.
Conscientização ambiental
Carlos Chaia, responsável pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), destacou a importância da obra para a região e chamou a atenção para a educação em relação ao meio ambiente. “É relevante que façamos um trabalho de conscientização nas escolas, com as crianças, presidentes das associações de bairros e demais cidadãos. A finalidade é mantermos a cidade limpa e agradável para todos”, pontou.
Os serviços do Ecoponto, segundo Ivan Fialho, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema), possibilitarão a melhoria tanto da saúde quanto da convivência social urbana. De acordo com ele, o ponto de entrega voluntária contribuirá para a resolução de problemas, como o descarte clandestino de lixo, que costuma ser feito às margens do rio e nas ruas.
Para Arthur Campos, engenheiro do Município responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos, a organização desses materiais, de forma ambientalmente adequada, ajuda a promover o desenvolvimento da cidade com atrativo para empresas de beneficiamento e até mesmo para associações de catadores.
Mais Ecopontos
Além do bairro Santos Dumont, outra unidade já começou a ser construída no bairro Turmalina, o que beneficiará moradores daquela região. Ao todo, o projeto prevê 11 áreas que foram mapeadas e definidas estrategicamente a partir de um levantamento feito pela Prefeitura.
Além do prefeito, secretários da Sema e SMOSU, a inauguração contou com a presença do Tenente Lucas de Castro, representando a Polícia Militar Ambiental; Jackson Lemos, presidente da Associação Comercial de Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV), entre outros.