Valadares é uma das cidades contempladas pela iniciativa, que conta com o apoio do Governo de Minas e oferece mais de mil vagas
O Senac informou sobre o início de uma parceria com o Governo de Minas que promete ser frutífera para o futuro dos jovens e do mercado de trabalho. Os projetos Minas Programado, Trajeto Renda e Empreenda Jovem vão oferecer mais de mil vagas em cursos gratuitos nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Caratinga e Governador Valadares.
As aulas acontecerão à distância e os interessados deverão realizar um pré-cadastro por meio dos links do Empreenda Jovem, Minas Programando e Trajeto Renda.
Após o preenchimento, haverá uma seleção pela equipe do Governo de Minas, de acordo com os critérios estipulados. O período de inscrição será até o dia 02/11. Os projetos serão realizados até junho de 2022 e a previsão é que as aulas se iniciem em novembro (Empreenda Jovem e Minas Programando) e dezembro (Trajeto Renda).
“Mais uma vez, o Senac firma parcerias importantes com o Governo de Minas, com o objetivo de compartilhar a expertise da instituição em prol de uma sociedade mais justa. Contamos com profissionais qualificados e atualizados, com forte atuação no mercado, além de um modelo pedagógico diferenciado, com foco em inovação, prática e em alinhamento com as necessidades do mercado. Acreditamos que, unindo forças, podemos atingir um público ainda maior e reforçar o papel do Senac, de transformar vidas por meio da educação”, ressaltou Daniel Pires, superintendente de Negócios do Senac.
Conheça os projetos ‘Minas Programando’, ‘Empreenda Jovem’ e ‘Trajeto Renda’
O foco do Minas Programando, projeto idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), é atender ao segmento de Tecnologia da Informação por meio da qualificação profissional dos mineiros e do incentivo de uma maior participação de mulheres na área. O objetivo é promover a inclusão digital e produtiva de públicos vulneráveis atendidos pela Secretaria. As vagas ofertadas pelo programa estão distribuídas entre os cursos: Programador de Sistemas, Operador de Computador e Administrador de Banco de Dados.
Já o projeto Empreenda Jovem tem o objetivo de, por meio de cursos de qualificação com foco no mercado de trabalho, atender prioritariamente jovens de 18 a 29 anos com o intuito de reduzir as vulnerabilidades e o risco social, ampliando as oportunidades de inclusão produtiva e geração de renda, preparando esse público para o desenvolvimento de novos negócios.
O Trajeto Renda também é um projeto voltado à inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social nos ambientes de ensino profissional qualificado, com o objetivo de ajudá-los a conquistar sua própria geração de renda por meio do mercado de trabalho ou de outras possibilidades de produção.