Iniciativa já beneficia 155 alunos com idade a partir de 15 anos e pode ser promissor para o avanço da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Se você frequentou a escola ainda quando criança, lembre-se de que esta não foi uma realidade de todos.
A boa notícia é que, para quem não teve o mesmo acesso ao ensino, existe uma iniciativa que promete abrir portas e dar novos rumos à educação ofertada na nossa cidade. Estamos falando do projeto Alfabetização Digital, uma iniciativa da Escola Municipal Assis Brasil, localizada no bairro Esplanada, em Governador Valadares.
O projeto, que é o primeiro segmento do Ensino Fundamental na educação de jovens e adultos, visa ajudar estudantes com idade a partir de 15 anos a desenvolverem leitura e escrita. Já são 155 alunos matriculados, cheios de esperança e muita vontade de aprender.
“Meu maior desejo é poder ler fluentemente a Bíblia e me tornar independente. Porque a gente já conhece as letras e consegue juntá-las para formar frases curtas e algumas palavras, mas ainda temos dificuldades para interpretar o que está escrito na palavra de Deus, em exames, pedidos médicos, etc. e aí precisamos contar com a ajuda dos outros”, relatou a aluna Marilene, de 54 anos, à assessora da Prefeitura de Valadares.
Aprendizado aliado à tecnologia
Se as memórias comuns que temos sobre o período de alfabetização escolar são imagens de cadernos, lápis, borracha e o “cheiro de tinta fresca” das folhas… As vivências desta nova turma em sala de aula são bem mais avançadas.
O estojo cheio de apetrechos deu lugar ao teclado do computador. E os cadernos, a um monitor moderno e prático. Tudo com o objetivo de tornar o processo de aprendizado dos alunos ainda mais atualizado e eficaz para que eles possam acompanhar os “tempos modernos” e depender, cada dia menos, da intervenção de terceiros na prática de atividades cotidianas.
Uma proposta enriquecedora para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A Escola Municipal Assis Brasil é também responsável por turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como as localizadas nas escolas municipais Rosalva Simões, Professor Ronaldo Perim, Vereador João Dornellas e outros polos que funcionam sob regime fechado.
As aulas do projeto Alfabetização Digital acontecem no laboratório de informática dos Polos, uma vez por semana e, desde o dia 1º de setembro, em formato presencial. Com a alta adesão, existe a expectativa de que o projeto integre definitivamente a proposta curricular do EJA.
A Escola Municipal Assis Brasil se encontra na rua Sete de Setembro, nº 2.479, bairro Esplanada.