GOVERNADOR VALADARES – Entre os dias 25 e 27 de abril, cerca de 60 agricultoras de diversas regiões de Minas Gerais se reunirão no Seminário Estadual das Mulheres Camponesas para discutir alternativas concretas para romper ciclos de violência por meio da produção agroecológica, da geração de renda e do autocuidado.
Com o tema “Organização Produtiva para Superação das Violências contra as Mulheres”, o encontro pretende fortalecer a autonomia feminina no campo e reafirmar a luta por soberania alimentar, justiça social e equidade de gênero. “Muitas mulheres, depois de entrarem nos projetos de produção do movimento, conseguiram sair de ciclos de violência, principalmente a patrimonial e a financeira”, afirma Lucivanda Silva, coordenadora estadual e dirigente nacional do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).
O seminário contará com a presença de uma comitiva feminina vinda de Moçambique, que quer aprender mais sobre a produção campesina no Brasil e compartilhar experiências da produção realizada por elas. A iniciativa do intercâmbio partiu das moçambicanas, que entraram em contato com o MMC e iniciaram as tratativas para a visita ao Brasil.
A programação do seminário inclui:
- Visita à feira da agricultura familiar agroecológica e resgate histórico da luta das mulheres na região do Rio Doce (25 de abril)
- Rodas de conversa, debates sobre a trajetória do MMC, apresentações culturais e momento de autocuidado (26 de abril)
- Discussão sobre violência doméstica, com exposição teórica, depoimentos e espaço para escuta e troca (27 de abril)
O encontro acontecerá na Chácara Coqueiral, no bairro Capim, em Governador Valadares.