CORONEL FABRICIANO – O Vale do Aço será palco, neste sábado (4), do Seminário Apícola, evento que vai reunir cerca de 150 produtores, especialistas e representantes de instituições de todo o estado para discutir boas práticas e oportunidades na produção de mel e derivados. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas, Cenibra, Instituto Cenibra e Aapivale, com apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano e do Hub Fabri, onde o encontro será realizado, das 7h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla até sexta-feira (3).
Minas Gerais ocupa a quarta posição no ranking nacional de produção de mel, com mais de 7 mil toneladas por ano, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A atividade envolve cerca de 7 mil apicultores e gera mais de 42 mil empregos diretos e indiretos no estado. Além da relevância econômica, a apicultura é estratégica para a sustentabilidade agrícola, devido ao papel fundamental das abelhas na polinização.
De acordo com o analista do Sebrae Minas, Anderson Pimentel, o seminário é uma oportunidade para compartilhar conhecimento e estimular o crescimento do setor. “A intenção é promover um ambiente de boas práticas que favoreçam a implementação de melhorias na produção e na gestão dos pequenos negócios, ampliando sua competitividade e posicionamento no mercado”, destacou.
Programação
A agenda do evento inclui palestras sobre melhoramento genético na produção de rainhas, produtividade e lucratividade da apicultura, além de um painel com especialistas. À tarde, os participantes poderão acompanhar workshops sobre meliponicultura, produção e processamento de pólen e criação de rainhas.
Apoio ao setor
O seminário integra um convênio firmado entre o Sebrae Minas, a Cenibra e o Instituto Cenibra, que, há cerca de um ano, oferece suporte técnico e gerencial a famílias produtoras do Vale do Aço e Médio Piracicaba. Atualmente, 20 famílias recebem acompanhamento por meio da Aapivale, com consultorias que contribuem para profissionalizar a gestão, ampliar o acesso a novos mercados e fomentar o networking entre apicultores.
Dados sobre a produção de mel em Minas Gerais
- Minas é o 4º maior produtor de mel do Brasil, com mais de 7 mil toneladas por ano, o que representa 10% da produção nacional;
- A diversidade da flora e as condições climáticas favorecem a atividade no estado;
- A apicultura envolve cerca de 7 mil apicultores mineiros;
- Aproximadamente 80% da produção é de mel silvestre, proveniente de flores nativas e livre de agrotóxicos.
Serviço
Seminário Apícola
📅 Data: sábado, 4 de outubro
⏰ Horário: 7h30 às 17h30
📍 Local: Hub Fabri (Rua Dr. Querubino, 342 – Centro, Coronel Fabriciano)
✅ Inscrições gratuitas pelo Sympla até 3 de outubro







