O evento foi uma iniciativa do Sexto Batalhão da Polícia Militar
MARILAC – O 1º Seminário de Prevenção à Violência Doméstica em Marilac abordou o tema: “A participação do homem na prevenção à violência contra as mulheres”. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre integrantes de diversos órgãos do município e cidadãos convidados. O seminário foi uma iniciativa do Sexto Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e aconteceu na manhã dessa terça (29).
As palestras foram ministradas por especialistas de diferentes áreas, como:
- Vinicius da Silva Pereira, juiz da Vara de Violência Doméstica da comarca de Governador Valadares;
- Carla Regina Goulart Salaro Duvanel, promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Mulher (GAR) em Governador Valadares;
- Mariléia Colen Dutra de Almeida, investigadora da Polícia Civil
- Deize Maria de Oliveira, psicóloga do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social)
- Elihete Lopes Martins, psicóloga da Secretaria de Saúde
A abordagem multidisciplinar do tema teve como objetivo fomentar uma rede de atuação que vise a prevenção à violência doméstica contra a mulher e combate ao feminicídio. O evento faz parte das ações que ocorrem durante o Agosto Lilás.
Ao final do evento, o juiz da Vara de Violência Doméstica sugeriu a criação de uma sala para realização de audiências por videoconferência. A Prefeitura Municipal recebeu a proposta do juiz e se comprometeu a viabilizar o espaço. A iniciativa tem como objetivo facilitar a participação das mulheres que são vítimas de violência doméstica nos atos processuais. Além disso, busca possibilitar o acesso delas às entrevistas realizadas por órgãos integrantes da rede de proteção.