A 2ª Semana do Produtor Rural, realizada pelo curso de Agronomia da Univale, está trazendo o agricultor da região para o campus II da instituição. Entre os dias 29 e 31 deste mês (de segunda a quarta-feira), estudantes e a comunidade do campo estão recebendo orientações com palestras e minicursos, e os agricultores também ganharam mais uma oportunidade para divulgar e comercializar seus produtos, aumentando sua renda.
Coordenador do curso, o professor Maykon Dias Cezário explica que a Semana do Produtor Rural é um evento de extensão curricular, organizado por alunos do 5º período. “A importância é poder contribuir para a comunidade de alguma forma. A programação é voltada para o produtor rural, além dos nossos estudantes. Então a gente oferece minicursos e palestras, em parceria com outras instituições também. Os alunos adquirem conhecimento e fazem networking, e os produtores também aprendem conosco. E temos um espaço para que os produtores tragam seus produtos para vender aqui. Eles comercializam seus produtos e ajudam suas famílias, divulgando também a produção deles”, afirmou Maykon.
Na segunda-feira, as palestras tiveram como temas: “Setor aeroagrícola do Brasil: tecnologia aérea pela sustentabilidade”, com Gabriella Meireles; e “A diminuição em massa dos insetos no mundo”, com Philipe Guilherme Corcino Souza. A programação de terça-feira veio com debates sobre “Alternativas de produção de alimentos para rebanhos bovinos no período da seca”, com Ricardo Lignani de Miranda Filho. As palestras do último dia da Semana do Produtor Rural são sobre “Drones, da compra à aplicação em alta performance”, com Filipe Barbosa; e “Silagem de qualidade”, com Márcio Henrique Queiroz.
“A gente foi convidada a fazer este evento, em parceria com a Univale. O Ibravag, que é o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola, trouxe informações e dados sobre pulverização aérea no Brasil. Como está acontecendo, quais as legislações, quais os aviões que estão voando atualmente e quais os profissionais atuando no meio. Vamos esclarecer algumas polêmicas e fatos sobre a pulverização, falando um pouco também sobre drones”, comentou Gabriella Meireles, palestrante do dia de abertura.
Estudante do curso, Helisa Verly está aproveitando o conteúdo da 2ª Semana do Produtor Rural para ampliar seus conhecimentos. “Este evento requer muita responsabilidade. A gente acaba criando mais responsabilidades porque, lá na frente, em alguma área que a gente puder atuar, se a gente tiver que fazer algum evento, a gente já tem uma noção. Ajuda muito, porque a gente tem mais contato com os produtores e cria mais responsabilidades. Agrega bastante para a gente”, disse a aluna.