Paralisação das competições exigiu mais empenho dos clubes menores dentro e fora das quatro linhas
Sem futebol, a garotada da base do Valadares Esporte Clube (VEC) segue na esperança de voltar a entrar em campo. No calendário do time profissional estava prevista a disputa da segunda divisão do Campeonato Mineiro, mas tudo depende do aval da Federação Mineira de Futebol (FMF).
De mãos atadas por conta da impossibilidade de voltar com campeonatos ou até mesmo iniciá-los, os dirigentes do clube tentam se planejar como podem.
Enquanto não tem bola rolando, o clube aproveita o tempo para fazer melhorias na infraestrutura do estádio e campos da base. Em entrevista, o presidente do VEC, Euller Marra, afirmou que o clube tenta permanecer organizado internamente, estando pronto para quando as autoridades permitirem a volta do futebol, tanto nos campeonatos de base quanto nos regionais.
“Neste momento a gente tem que caminhar com muita tranquilidade. Se olharmos ao redor, perceberemos que a situação está bem caótica Por enquanto, não tem nada decidido devido à pandemia, apesar de alguns campeonatos já retornarem; o futebol no interior com torcida será um dos últimos a voltarem. A FMF não comunica os clube do interior, somente os clubes da capital têm resposta de alguma coisa, e a gente segue na expectativa”, disse o presidente.
Não bastasse a luta contra o coronavírus, o clube também enfrenta problemas nas finanças. “Nossa pretensão é que o VEC dispute todas as competições da Federação Mineira, e em todas as categorias. Obviamente, isso depende de apoio e patrocínios. Valadares é uma cidade grande, mas a gente não conseguiu ainda um patrocínio. Mesmo com essas dificuldades, temos a intenção de competir todos os campeonatos”, afirmou Euller.
Reformas no Campo da Liga
Desde o início da pandemia, os atletas profissionais e das categorias de base foram liberados pelo clube. O clube aproveita o tempo para finalizar as obras da arquibancada, que terá capacidade para 800 a 1.000 torcedores.
“Nossa atividades são acompanhadas on-line, com os nossos profissionais. Enquanto o futebol não volta ao normal, seguimos investindo em nossos profissionais, para os atender melhor, e assim seguiremos. Enquanto isso, nós vamos aproveitando para fazer alguns reparos no nosso centro de treinamento, quase em fase final de conclusão das obras”, comentou o gerente de futebol, Leandro Lacerda.
Atualmente, o clube manda seus jogos no campo da Liga, no bairro São Paulo. A diretoria pretende aproveitar o espaço e investir no campo para mandar seu jogos em casa. “No futuro a gente pretende mandar nossos jogos aqui na nossa casa. Temos a parceria da Liga de Futebol Amador, que vem juto com a gente aí nessa luta”, ressaltou Euller.