BELO HORIZONTE – O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) acontecerá em todo o país na próxima semana, nos dias 12 e 13 de dezembro. Em Minas Gerais, 6.584 custodiados farão o exame, que farão as provas em 187 unidades prisionais e Apacs.
Por meio do Enem PPL, os candidatos têm acesso a programas como o Fies, o ProUni e o Sisu. Esses programas contribuem para a elevação da escolaridade prisional. Além disso, os presos que conseguem uma nota média superior a 500 têm direito a diminuição de 100 dias de sua pena. Vale ressaltar que essa modalidade do Enem mantém o mesmo nível de dificuldade do Enem regular.
Antes de realizar o exame, os presos participam de aulas sobre os assuntos que podem cair na prova. Como forma de auxílio, os detentos têm acesso a apostilas e livros. A participação no Enem PPL é gratuita e não é obrigatória. A responsabilidade da inscrição e da administração dos resultados é exclusiva da equipe pedagógica das unidades prisionais, que fazem uma avaliação educacional e disciplinar dos presos interessados em realizar o exame.