[the_ad id="288653"]

Segundo dia de Pint of Science tem conversas sobre dengue e exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais

FOTO: Divulgação Univale

GOVERNADOR VALADARES – Festival internacional de divulgação da ciência fora dos ambientes acadêmicos, o Pint of Science de 2024 chega ao seu segundo dia nesta terça-feira (14). E os temas discutidos serão a automedicação de pessoas com sintomas de dengue e a exposição excessiva de crianças e adolescentes, por parte dos pais, em postagens nas redes sociais. Assim sendo, o bate-papo acontece a partir de 19h, no Haüsmalte da Ilha (Avenida Piracicaba, número 701). Enquanto a apresentação musical da noite é por conta do cantor Beto Leão. A entrada é gratuita.

A primeira apresentação tem o nome “Dengue: não deixe o mosquito da ignorância te picar” e será conduzida pelos professores Thalisson Artur Ribeiro Gomides (coordenador do curso de Farmácia), Marcos Daniel Silva Pinheiro e Marcelo Henrique Fernandes Ottoni, docentes de cursos do Núcleo da Saúde da UNIVALE.

Automedicação

“Automedicação mata. A dengue representa um sério problema de saúde pública em muitas regiões do mundo. No entanto a automedicação tem se mostrado um fator preocupante que agrava a situação. Muitas vezes, pessoas diagnosticadas com sintomas semelhantes aos da dengue recorrem à automedicação, buscando alívio imediato. E essa automedicação, de forma equivocada, além de não gerar a melhoria pode trazer agravamentos, principalmente caso ocorra uso de Aines (Anti-inflamatórios não esteroides)”, afirma a sinopse da conversa.

Adolescentes nas redes sociais

Em seguida a advogada e jornalista Denise Rodrigues Alves (professora na UNIVALE nos cursos de Direito, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo) e o psicólogo e advogado Pedro Henrique Bezerra da Silva (egresso dos cursos de Direito e de Psicologia da UNIVALE) fazem a apresentação “Posto, logo existo”.

“Vamos refletir sobre o ‘oversharenting’, que descreve a prática dos pais divulgarem na internet uma grande quantidade de conteúdo potencialmente sensível sobre seus filhos. Verificar os possíveis danos causados à criança/adolescente por causa da exposição nas redes sociais. Compreender se existem limites para o exercício da autoridade parental. Ou seja, se os pais, mesmo sendo responsáveis pelas crianças/adolescentes, podem ser proibidos de compartilhar conteúdos sobre os filhos. Ponderar sobre as possíveis consequências jurídicas da exposição excessiva. Analisar se há violação dos direitos personalíssimos”, diz a programação do bate-papo.

Sobre o Pint of Science

O Pint of Science é um festival internacional de ciências idealizado na Inglaterra em 2012. Mas a primeira edição foi em 2013. Contudo no Brasil, o festival chegou em 2015. E em Governador Valadares o Pint é realizado desde 2019 – sempre com organização da UNIVALE.

A edição deste ano acontece entre os dias 13 e 15 de maio (de segunda a quarta-feira). Na abertura, as professoras Maria Terezinha Vilarino e Suely Rodrigues, ambas do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), discutiram racismo no atendimento em saúde pública. Enquanto o professor Mauro Guariente, coordenador do curso de Ciências Contábeis, tratou dos impactos socioeconômicos causados pela falta de contadores profissionais habilitados. A atração musical ficou a cargo da cantora Bel Villela. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM