[the_ad id="288653"]

Secretarias de Esportes e Saúde de Itamarandiba implantam programa Esporte é Saúde

O público-alvo do programa são as pessoas com problemas na coluna e no joelho que participam de atividades fisioterapêuticas

Com foco na saúde e esporte, a Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Saúde, implantou, em janeiro, o programa Esporte é Saúde. A iniciativa, que tem como público-alvo pessoas com problemas na coluna e no joelho, é voltada a promover atividades fisioterapêuticas para o tratamento de comorbidades como gonartrose, lombalgia crônica, lombociatalgia, hérnia de disco inicial, dentre outras.

O programa atende jovens, adultos e idosos. Para participarem, os interessados precisam passar por avaliação médica no ESF de referência. Com o encaminhamento em mãos, o paciente deve procurar o Centro de Especialidades Municipais (CEM), que é o responsável por direcioná-lo às atividades, ministradas por cinco fisioterapeutas ligadas à Secretaria de Saúde de Itamarandiba. 

De acordo com a coordenadora do CEM, Viviane Silva, visando melhor atendimento, bem como em respeito às regras de segurança devido a pandemia do coronavírus, as atividades são realizadas no ginásio poliesportivo, espaço amplo e arejado, e contam com 4 grupos de 21 pessoas em cada. A fisioterapia e sessões coletivas para patologias do joelho e coluna acontecem toda sexta-feira, das 8 às 12 horas. “Devido o período pandêmico, atividades em grupo foram suspensas. Mas, com o cuidado que o momento exige, aos poucos vamos voltando. No caso específico do ‘Esporte é Saúde’, aconteceu esta parceria entre as Secretarias de Saúde e Esportes, onde o espaço do ginásio permitiu que fosse possível implementar este projeto que tem se mostrado muito eficaz”, explicou a coordenadora do CEM.

O motorista Lourival Dias da Silva, 46 anos, morador do bairro São Geraldo, foi diagnosticado, em 2014, com artrose na coluna e hérnia de disco, e, desde então, faz acompanhamento médico em Itamarandiba, Diamantina e Montes Claros. Ele participa das atividades fisioterapêuticas em um dos grupos do programa e assegura que as sessões coletivas têm surtido bons resultados para sua enfermidade. “Venho toda sexta-feira e passo a semana subsequente muito melhor! A dor torna-se leve e não sinto minha coluna travada. Fico grato pelo atendimento e atenção dos fisioterapeutas para com todos nós. As atividades têm nos dado resultados tão bons que acho que poderiam ser duas vezes por semana”, diz.

Com pouco mais de um mês de existência, o programa Esporte é Saúde já ofertou melhorias na qualidade de vida de cerca de 80 pessoas, com diferentes comorbidades e faixa etária diversificada.  

Com informações da Ascom Prefeitura de Itamarandiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Brasil volta ao pódio feminino da São Silvestre

🔊 Clique e ouça a notícia SÃO PAULO – A brasileira Nubia de Oliveira Silva conseguiu alcançar o pódio da tradicional corrida internacional de São Silvestre, chegando em terceiro lugar,