Secretaria de Saúde de Valadares identifica caso de meningite bacteriana

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, nessa quarta-feira (22), que foi notificada por um hospital particular de Valadares sobre o caso de uma criança com meningite meningocócica, também conhecida como meningite bacteriana. Trata-se de um menino de quatro anos, que está internado.

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) foi acionado e tomou as providências cabíveis: foi à escola particular onde a criança estuda, identificou as demais crianças que tiveram contato com ela, as quais vão receber a medicação para tratamento. Diante da situação, e seguindo os protocolos da nota técnica estadual, o Departamento orientou os pais a aguardarem até a próxima segunda-feira (27) e, caso as crianças não apresentem sintomas, poderão retornar para a escola.

A doença

A doença é causada pela bactéria “Neisseria meningitidis“, que provoca uma inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro. Os sintomas podem ser febre alta, dor de cabeça, náuseas, rigidez na nuca e sonolência, entre outros.

A meningite meningocócica é considerada uma situação de emergência. Dessa forma, em caso de suspeita, o paciente deve ir imediatamente para o pronto socorro. A doença tem cura, mas, quanto mais rápido descobrir, melhor será o tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Adolescente morre após ser baleado na cabeça

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desse domingo (22), um homicídio foi registrado na Rua Padre Paraíso, no bairro Turmalina. Patrick Alef da Silva Moura,