A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) decidiu prorrogar o prazo de aplicação da Pesquisa de Opinião da Rede – Novo Ensino Médio (PNEM). Então alunos e professores terão até a próxima sexta-feira (14) para participar da pesquisa. O objetivo da iniciativa é ouvir estudantes, professores e gestores escolares da rede estadual para avaliar a aplicação do Novo Ensino Médio (NEM).
Prazo ampliado
A iniciativa busca entender os desafios da implementação do novo modelo de ensino e coletar dados que subsidiem estratégias de melhoria. Cerca de 50% das mais de 2.400 escolas da rede estadual já participaram da consulta pública.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, ressalta a relevância da PNEM para a próxima etapa de implementação do NEM. Ela destaca que é fundamental obter o maior número possível de informações e estudar possibilidades de ajustes e adequações que atendam à realidade da rede e permitam adaptações ao longo do próximo ano.
De acordo com a secretaria, a pesquisa tem duração de cerca de 15 minutos. A previsão é que aproximadamente 390 mil estudantes participem do levantamento.
Sobre o Novo Ensino Médio
O Ministério da Educação implementou o Novo Ensino Médio em 2022 na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais com turmas de 1º ano. A partir deste ano, foi ampliado para as turmas de 2º ano, e em 2024 será estendido para as turmas de 3º ano. A secretaria informa que tem buscado implementar o novo currículo, levando em consideração as inovações trazidas bem como o sistema de ensino robusto presente nas mais de 2.400 escolas estaduais.