GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), está promovendo uma série de encontros com trabalhadores da cultura, agentes culturais, coletivos e instituições para discutir a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa, executada em parceria com Estados, municípios e Distrito Federal, prevê o investimento de R$ 15 bilhões até 2027, por meio da transferência de recursos do Ministério da Cultura (MinC).
Instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, a PNAB tem como finalidade fomentar a cultura em todas as regiões do Brasil, garantindo a democratização do acesso e contemplando diversas expressões artísticas. Além disso, busca incentivar a participação da sociedade na definição das prioridades e no acompanhamento da gestão dos recursos.
Durante as audiências em Valadares, serão discutidas propostas e coletadas informações que irão subsidiar a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) pela SMCELT. Segundo a pasta, esse é um momento democrático, que pretende abrir espaço de diálogo para ouvir as necessidades e aspirações da população em relação à cultura local.
A participação dos trabalhadores da cultura e da comunidade é considerada essencial para que o processo seja transparente e resulte em um planejamento que fortaleça e amplie o cenário cultural da cidade.
Agenda das reuniões
Produtores culturais, trabalhadores da cultura e música
- Hoje (21), às 18h30
- Teatro Atiaia – Rua Marechal Floriano, nº 513, no Centro
Artesanato, artes visuais, arte digital e audiovisual
- Sexta-feira (22), às 18h30
- On-line: meet.google.com/uan-ftpe-khr
Instituições culturais não governamentais, biblioteca, literatura e livro
- Sábado (23), às 14h
- On-line: meet.google.com/sro-bntx-gpp
Teatro e artes circenses, dança e música
- Segunda-feira (25), às 18h30
- Teatro Atiaia
Juventude e cultura popular
- Terça-feira (26), às 18h30
- On-line: meet.google.com/sro-bntx-gpp
Geral
- Quarta-feira (27), às 18h30
- Centro Cultural Nelson Mandela – Rua Afonso Pena, nº 3269, no Centro











