Os números são baseados na produção dos agricultores acompanhados pelo Plantio Assistido
A colheita de melancia produzida pelos agricultores acompanhados pelo programa “Plantio Assistido”, deve alcançar 60 toneladas neste 2º semestre de 2020, é o que prevê a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
De acordo com a Secretaria, a previsão de arrecadação com a produção é de R$ 90 mil no mercado interno do município, levando em conta o preço médio de R$ 1,49, o quilo, que está sendo praticado no mercado.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Nardely Ramos, estes números são excelentes, principalmente se levar em conta o pouco tempo que existe o plantio comercial da fruta no município.
“Introduzimos a produção comercial da melancia em Belo Oriente em 2019 e no primeiro ano, com apenas dois agricultores sendo acompanhados. No primeiro ano, foram colhidas 12 toneladas da fruta. Neste ano, são 10 produtores de melancia no programa “Plantio Assistido” e pretendemos ampliar nos próximos anos”, afirma Nardely.
Plantio Assistido
O Plantio Assistido é o programa criado pela Prefeitura de Belo Oriente por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e visa fortalecer a produção agrícola do município e motivar o produtor rural a diversificar o cultivo e implantar novas culturas.
No Programa, a Secretaria de Agricultura realiza o acompanhamento junto ao produtor durante todo o processo da produção, com capacitação, correção do solo, escolha da variedade a ser plantada, orientação técnica e apoio na inserção no mercado.
Atualmente são acompanhados pelo Plantio Assistido, agricultores de banana, feijão, melancia, mexerica, abóbora, laranja, alho, mandioca, açafrão, urucum, milho verde e quiabo.