Cartilha Sebrae Solidário ajuda o empresário a dimensionar os recursos necessários para a retomada dos negócios
Milhares de empreendedores foram impactados pelas fortes chuvas que atingem Minas Gerais nos dois últimos meses. Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) dá conta de que, somente na capital mineira, 2.516 estabelecimentos comerciais contabilizaram perdas.
Para orientar os empresários sobre medidas necessárias à reestruturação dos negócios, o Sebrae Minas mantém sua equipe a postos para atendimentos presenciais e à distância, e acaba de lançar a cartilha Sebrae Solidário – orientações para a recuperação de pequenos negócios atingidos pelas chuvas, disponível em formato eletrônico.
A reestruturação financeira é um dos pontos de destaque da cartilha. As informações contribuem para que o empreendedor consiga dimensionar os recursos necessários para que o negócio volte a funcionar.
Qual o volume de recursos necessário para a recuperação do empreendimento? Como definir o montante de investimento fixo e pré-operacional? Qual é o capital de giro necessário para a operacionalização do negócio? Essas são algumas das dúvidas respondidas pela cartilha Sebrae Solidário.
O material pode ser acessado no portal ou nas redes sociais do Sebrae Minas. “Nosso objetivo é auxiliar os empreendedores de pequenos negócios na reconstrução de suas atividades, priorizando a reestruturação financeira, o acesso ao crédito e o planejamento de marketing”, explica o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.
A cartilha também traz orientações sobre prazos e procedimentos para a aquisição de benefícios fiscais, como o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos meses de janeiro e fevereiro, sem juros ou multas, desde que o pagamento seja feito até o dia 31 de março, à vista ou em até seis parcelas mensais.
Por onde começar
O passo inicial na reestruturação financeira dos negócios é a definição do montante necessário ao investimento fixo e pré-operacional. Na primeira etapa, o empreendedor deve determinar o total de recursos a ser investido para que o negócio volte a operar, a partir das perdas identificadas.
O investimento total é formado pelos investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais, que incluem despesas com reformas, recuperação de documentos, despesas com empregados etc.
Essas são algumas das informações que os empreendedores encontram na cartilha Sebrae Solidário. O material está sendo atualizado constantemente para oferecer conteúdos de apoio aos pequenos negócios tanto em situações de emergência quanto de forma preventiva.
Além da cartilha, os empreendedores podem buscar o atendimento presencial ou a distância do Sebrae Minas. Os atendimentos são gratuitos e oferecidos nas 57 Agências de Atendimento espalhadas pelo estado ou, ainda, por telefone (0800 570 0800), whatsapp (31) 9 9822-8208 e via web.
Na Biblioteca Digital do Sebrae Minas estão disponíveis outros materiais de apoio na gestão dos negócios, nas áreas de finanças, marketing, legislação e recursos humanos.