Para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, o Governo de Minas está adquirindo uma grande quantidade de sedativos
Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil e o midazolan foram adquiridos pelo Governo de Minas e o atracúrio pela União. O fentanil é suficiente para uma cobertura de 10 dias, o atracúrio para três e o midazolan, dois dias.
Em ação preventiva, para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explica que o Governo de Minas está adquirindo uma grande quantidade de sedativos para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda.
“O estado já comprou quase 800 mil ampolas de fentamil, sedativos que já estão sendo disponibilizados periodicamente aos hospitais. A expectativa é que, a partir da próxima semana, a gente receba mais 200 mil itens”, assinalou Izidoro. Segundo ele, parte dos fármacos foi adquirida no mercado internacional.
Monitoramento
A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.
O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.