Foi publicado nessa quinta-feira (14) o Decreto Municipal N° 1173, que desobriga o uso de máscaras faciais em locais fechados em Santana do Paraíso. A nova decisão leva em consideração que a cidade não registrou aumento no número de casos e internações de covid-19, mesmo após a flexibilização em locais abertos a partir do dia 11 de março. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a vacinação no município, estendendo o horário de atendimento em unidades de saúde.
De acordo com o decreto, o uso do equipamento facial continua obrigatório em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, como hospitais, postos de saúde, bem como em coletivos públicos e privados de transporte. A prefeitura ainda recomenda o uso de máscaras de proteção para pessoas imunossuprimidas, idosas, gestantes e pessoas com sintomas respiratórios.
Todos os decretos publicados anteriormente sobre o assunto estão revogados. A Vigilância Epidemiológica continuará monitorando o número de doenças respiratórias e sua evolução. Em caso de mudanças no cenário, novas medidas sanitárias de combate ao vírus poderão ser aplicadas. Com informações da Assessoria de Comunicação de Santana Paraíso