O município de Santa Rita de Minas abre inscrições para o Casamento Comunitário. A iniciativa extrajudicial é voltada para a promoção dos direitos humanos, e proporciona a proteção jurídica e a garantia dos direitos civis da família e sucessões; a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais.
Além dos aspectos sociais, afetivos e jurídicos, o Casamento Comunitário, evento totalmente gratuito, garante aos cidadãos vulneráveis a possibilidade de realizar a união civil com isenção de taxas e emolumentos. As cerimônias são similares às de um casamento tradicional, com a entrada dos noivos em tapete vermelho, marcha nupcial, decoração especial, presentes e sessão fotográfica. O procedimento é dirigido para aqueles que não possuem condições financeiras de arcar com as taxas devidas aos cartórios de registro civil.
O Casamento Comunitário se destaca por proporcionar não só a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões, mas a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais. As inscrições vão até o dia 30 de setembro, e estão sendo realizadas no CRAS.
Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Rita de Minas.