GOVERNADOR VALADARES – O prefeito eleito, Coronel Sandro (PL), durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23), apresentou esboços de ações que pretende implementar nos primeiros meses de trabalho à frente da Prefeitura de Valadares. Além do anúncio dos secretários municipais, Sandro também falou sobre medidas prioritárias na área da saúde, reforma administrativa, corte de despesas na administração pública e a necessidade de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do município.
Prioridade: Saúde Pública
Ao longo de suas falas, Coronel Sandro destacou que o governo, que assume a prefeitura no dia 1º de janeiro de 2025, terá como principal prioridade enfrentar os desafios do serviço de saúde pública do município. Inclusive, o prefeito eleito reforçou a possibilidade de decretar situação de emergência em saúde pública, afirmando que a situação atual exige medidas urgentes.
“Não se admite uma fila de cirurgia de três, quatro ou cinco anos que as pessoas estão esperando. Não se admite que as pessoas sejam internadas em um hospital e de lá não saiam com uma solução adequada no tempo adequado; os postos de saúde estão praticamente sucateados. Então nós estamos reunindo, consolidando as informações sobre a saúde para que a gente avalie se realmente vamos decretar a situação de emergência na saúde. Mas nós sabemos que está um caos total e nós vamos atuar prioritariamente com toda a força que tivermos”, disse Coronel Sandro.
Projetos para a Saúde: Casa Semente e Casa Rosa
O prefeito eleito informou que a criação de um centro de referência em atendimento a pessoas do espectro autista (Casa Semente) e outro voltado à saúde da mulher (Casa Rosa) permanecem no planejamento da gestão municipal.
“A gente está trabalhando uma parceria, que a gente não sabe como vai ser ainda, com a Unimed. E estamos considerando, e vamos ter estudos para isso, em utilizar o prédio que foi adquirido pelo Município, onde funciona a faculdade [Fadivale], para que funcione a Casa Semente de um lado e a Casa Rosa do outro lado”, explicou Sandro.
Gestão financeira e cortes de despesas
Além da saúde pública, Coronel Sandro demonstrou preocupação com a saúde financeira do município. Ele reforçou a necessidade de cortes de gastos na administração municipal para manter uma gestão austera, priorizando áreas essenciais como saúde, educação e pagamento de servidores.
“O que nós precisamos fazer é prezar pela eficiência. […] Cortar todas as despesas possíveis para que a gente tenha caixa para o essencial, como o pagamento de servidor, intervenção na saúde e na educação, porque essas coisas não podem parar”, destacou.
Parcerias e desenvolvimento socioeconômico
Sandro também abordou a importância de buscar recursos junto ao Estado e ao Governo Federal, além de estabelecer parcerias com a iniciativa privada. Ele reiterou o compromisso de atrair novas empresas, expandir o Distrito Industrial e investir em programas de qualificação profissional para ampliar a renda da população.
“Trazer o maior número de empresas para a cidade, expandir o Distrito Industrial e desenvolver programas de qualificação para aquelas pessoas que precisam mais, que são mais carentes e que estão em situação de fragilidade social. […] Nós temos aqui recursos vindos do acordo da Samarco para a realização de obras de impacto. Outra situação é buscar, junto ao Estado e ao Governo Federal, recursos financeiros. O que nós precisamos, além de obras de impacto e de reforçar a saúde, é enfrentar um problema que nunca foi adequadamente tratado, que é o caso das enchentes.”
Reforma administrativa e segurança pública
No que diz respeito à reforma administrativa, o prefeito eleito não descartou a possibilidade de mudanças na estrutura de secretarias municipais. Entre as novidades apresentadas, está a ideia de criar a Secretaria de Defesa Social para integrar ações de segurança pública no município.
“Governador Valadares atravessa um problema com o índice de criminalidade. Sempre que se divulgam dados do Brasil, Governador Valadares aparece entre as cidades com índices de violência muito elevados. Então as pessoas merecem estar seguras dentro de suas casas. E dentro da competência do município, a gente pode ajudar. Hoje a segurança pública é feita pela União e pelo Estado, e o município tem uma limitação. Mas eu acredito que, através da integração de todos os serviços vinculados à área de defesa social em uma só pasta, como a guarda municipal, que nós vamos criar, o corpo de agentes de trânsito, a Defesa Civil e o corpo de vigilantes, além de um centro de acompanhamento dessas atividades em parceria com o Estado, podemos avançar muito”, explicou Sandro.
Comments 16
Corte na administração pública??? Deixa de hipocrisia Sr Prefeito…como fica o vergonhoso aumento salarial recente , principalmente o vice prefeito?? Isso é papo pra boi dormir..quer começar bem ? Revogue este aumento absurdo…duvido q o faça.. enfim, a política não é suja,sujos são os politicos…
E as garras aparecem. Mas nada diferente do que os outros fariam se tivessem ganhado
Boa tarde espero que isso aconteça mesmo, porque Valadares está caos, não estamos aguentando mais essas situações.
E realmente essa nova Administração Pública de GV vai ter trabalho,pois a cidade está precisando dar uma Remodelada em todos os Setores,e principalmente o da Saúde,cadê a Finalização do Hospital Regional que entra Ano e sai Ano não se concretiza,cadê nossos Representantes Estaduais e Federais que nada fazem pela Cidade,um absurdo que realmente GV não merece total descaso.
Continuem a eleger deputados da extrema direita…kkkkkk
Se começar pelo VETO de aumento de salários que receberam, aí sim posso ter um mínimo de respeito como político.
No mais, tudo é conversa fiada pra encher cool de graveto.
Muda pra o EUA “coronel” lá não tem SUS, lá os pobres morrem mesmo, pois nem
fila tem????
Na sua cidade e na sua região a maiorias dos deputados federais são da extrema direita, direita e centro, onde eles estão colocando os nossos recursos públicos que recebem de emendas parlamentares “sem transparência)???? Já que o problema é o SUS, pedem para eles abrirem um hospital regional em GV com atendimento gratuito para os pobres, ok??????
Bom dia eu gostaria que o.nosso atual prefeito olhace a situacao dos nossos professores contratados que estão todos mascarado nas escola pelas direção e os efetivos sendo tratados.de forma diferentes e os contratos não são tratado como pessoas.
Ótimas propostas, a saúde de GV está na” UTI”. Precisa mudar este caos, como o Senhor mesmo disse, tenho esperança com a Câmara tbm renovada, façam um bom trabalho para todos os Valadarenses.
É necessário o término do Hospital regional para aliviar os atendimentos do Regional centro, urgente!!!
E, e o q vejo, desde q eu me entendo, por gente, em todas políticas, eu só vejo promessas, dos candidatos a prefeito, não só em Gv, mas em todo estado, entra um prometendo, fundos e fundos, e no final, nada e resolvido, será q nesta política, de 2025 saira alguma coisa ?
Vamos vermos, até aonde está promessa chegará.
E outra coisa, o q poderia ser cumprida, e fazer mesmo de vdd, usar a sabedoria e a tecnologia, q dinheiro tem, só falta ter coragem de investir, estes Canais de Gv, está uma vergonha, a Céu aberto, em toda parte dos bairros, cortando toda a cidade, na época de calor, e aquela catinga danada.
Agora eu digo, o pq não, colocarem tubulações de ferro de uma certa largura e uma certa espessura, e tampar todo o canal, e enlarquecebdo mais mais as ruas, tirar a passagem pedestre, e por cima dos canais, fazer pista, de passagem pedestre, de ciclistas e até mesmo, pra fazer caminhada, e disto q a cidade tbm precisa, fica uma cidade mais bonita, irá haver mais turista, e há mais investimento pra Valadares.
Investir tbm, em mais indústrias, e desde q não pese muito no bolso, nos impostos, para os proprietários, já ajudaria muito, no crescimento da cidade de governador Valadares.
Corte de gasto!!! Comecei revogando o aumento absurdo de você, seu vice principalmente e os senhores vereadores, que se uniram mais uma vez para dar um tapa na cara da população, votei em você prefeito Sandro e no vereador que se omitiu e votou a favor desse aumento absurdo de salário de vocês, a política nunca muda…
Boa, prefeito! Precisamos, além disso tudo que deve estar em primeiro plano, já em segundo plano, trazer o nacionalismo, o militarismo e o conservadorismo para a cidade, ajustando o caráter e a moral da sociedade. Pois uma sociedade com moral e ordem pode evitar que muitos crimes aconteçam, como assaltos e homicídios. Precisamos trazer os valores cristãos para as crianças e adultos, os básicos universais que todos, até os que possuem uma fé diferente, acreditam, como não matar e não roubar. Essas duas coisas básicas, ensinadas e divulgadas pelo governo de uma forma incisiva em propagandas e programas, ajudarão a reduzir a alta taxa de criminalidade, ainda mais quando cometida por jovens. Isso não pode ser esquecido. Por isso, a divulgação do militarismo e do nacionalismo trará consciência para a juventude, consciência essa que se perdeu nos governos passados. Bom governo para o senhor! Deus, Pátria, Família.
Moro no bairro Vera Cruz parte alta nunca entrou calcamento e nem asfalto n aguentamos mais quando chove ninguém sai de casa quando seca a poeira nos sufoca entra prefeito e sai prefeito só fica na promessa nos ajude