Na noite dessa segunda-feira (24), a Federação Mineira de Futebol apresentou as novas regras de disputa do Campeonato Mineiro de 2023 aos representantes dos 12 clubes que participarão da competição no ano que vem. Uma das mudanças mais evidentes é do novo formato proposto para o torneio estadual, que começará no dia 21 de janeiro.
Os 12 clubes foram divididos em três grupos (A, B e C). A dinâmica da primeira fase da competição terá 8 rodadas, em que os times de um grupo enfrentam times de outros grupos. Por exemplo, os times do grupo A enfrentam os times dos grupos B e C.
No final das 8 rodadas, os três melhores em cada grupo e o segundo colocado com maior pontuação avançam para as semifinais. Os três clubes de piores campanhas se enfrentam, em jogos de ida e volta, para fugir do rebaixamento, e o melhor entre os três se salva do rebaixamento.
As partidas das semifinais e das finais serão de ida e volta; a vantagem de dois resultados iguais será para a melhor campanha na primeira fase do Mineiro. As equipes que ficarem entre 5º e 8º na classificação geral se enfrentam pela disputa do Troféu Inconfidência. Os jogos de semifinais e finais seguem a mesma dinâmica, com partidas de ida e volta.
A Federação Mineira de Futebol também apresentou novas diretrizes em relação aos estádios que receberão as partidas do torneio. Entre elas está a assumir os cuidados dos gramados, caso os clubes não entreguem os estádios em condições aptas a partir das primeiras vistorias, que começam nesta terça-feira (25). Além disso, todos os jogos terão transmissão com pelo menos sete câmeras e contarão com o auxílio do VAR, que será custeado pela Federação.