Presidente do TRE exaltou trabalho dos servidores e atuação do Gabinete Institucional de Segurança
Nesse domingo (2) foram eleitos em Minas 77 deputadas e deputados estaduais, 53 deputadas e deputados federais, senador e governador. Para a Presidência da República, haverá segundo turno, no dia 30 de outubro.
O índice de comparecimento às urnas foi de 77,71%. A abstenção, portanto, foi de 22,29%. No 1º turno da última eleição geral, em 2018, a abstenção havia sido de 22,20%.
A votação teve poucos incidentes nos municípios mineiros. Em todo o estado, apenas 555 urnas eletrônicas foram substituídas, o que representa 1,11% do total de urnas utilizadas, que foi de 49.981. Em Capelinha, Manhuaçu e Novo Cruzeiro foi necessário usar urnas de lona e cédulas de papel no final da votação.
Já o Gabinete Institucional de Segurança registrou, até as 21h, 332 ocorrências. Foram 282 da Polícia Militar e 50 do Corpo de Bombeiros. Entre os registros da PM, as ocorrências mais frequentes foram de boca de urna e divulgação irregular de propaganda. Foram conduzidas 132 pessoas.
No encerramento do plantão permanente da Corte Eleitoral e também em entrevista coletiva à imprensa na noite de domingo, o desembargador Maurício Soares, presidente do TRE, destacou todo o trabalho feito pelo GIS, “que deu um apoio muito importante para que as eleições deste ano acontecessem com segurança e tranquilidade”.
O presidente também exaltou o trabalho das servidoras e servidores, magistradas e magistrados do Tribunal, lembrando que “Para que o eleitor possa comparecer às urnas, tem muito trabalho por trás disso”.
Filas
A partir do meio da manhã de domingo, locais de votação em todo o estado começaram a registrar a formação de filas. Mas não foi detectado nenhum problema técnico que causasse a demora na votação. Todas as pessoas que estavam nas filas das seções eleitorais até as 17h receberam senhas, e a votação em alguns locais se estendeu até por volta das 22h.
Missões de observação
Integrantes de quatro missões de observação acompanharam o dia de votação em Belo Horizonte: Organização dos Estados Americanos (OEA), Transparência Eleitoral Brasil, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e Faculdade de Direito de Vitória. Uma representante da Embaixada Americana no Brasil também acompanhou as eleições na capital mineira. Ela e os observadores visitaram locais de votação, os locais de auditoria e diferentes ambientes na sede do TRE, incluindo a sala de monitoramento do Gabinete Institucional de Segurança e o Centro de Divulgação das Eleições, onde jornalistas trabalharam durante o dia na cobertura do pleito.
Confira os resultados do 1º turno das Eleições 2022