Nessa sexta-feira (9), aconteceu uma palestra em prol da campanha “Setembro Amarelo” para os alunos da Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro, em Valadares. O Grupo Help que ministrou a palestra. O tema foi a “batalha dos pensamentos”.
O Grupo Help – especializado na valorização da vida – foi criado em São Paulo e tem voluntários em todo o país. De acordo com o palestrante do grupo Fernando Veiga, o objetivo é “mostrar que os problemas psicológicos não são frescuras. Além de explicar que tem tratamento e pode procurar ajuda”.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, 268 pessoas se suicidaram de janeiro de 2021 a julho de 2022, sendo 81 somente este ano.
A palestra
De acordo com a vice-diretora da escola, Virgínia, palestras que abordam temas de saúde mental são essenciais: “Nós vimos sentindo que os alunos estão precisando muito de um incentivo, de motivação. Essas palestras e ações motivacionais devem ocorrer durante todo o ano. O aluno tem que ficar mais informado a partir dos 11 e 12 anos, para saber o que pode estar ocorrendo com eles e a família. Além de quem pode procurar. Acredito que a escola e a família devem andar de mãos dadas pelo bem dos alunos”.
Em entrevista ao Diário do Rio Doce, a estudante do 6º ano, Emanuele Clemente, afirmou que esse tipo de palestra deve acontecer com frequência nas escolas: “Essas palestras são muito importantes porque podem ajudar quem tem problemas psicológicos. Nunca havia participado de uma palestra como essa. Acho que pessoas que têm depressão, ansiedade ou outro tipo de doenças psicológicas se sentem acolhidas”.