Se existe um setor da economia nacional que tem gerado bons resultados para o país, esse é o setor agropecuário. Registrando números animadores, a produção agrícola do Brasil pode fazer história e bater um novo recorde. Isso porque, segundo a estimativa de março, a safra nacional de grãos de 2021 deve ultrapassar a de 2020 em 10,7 milhões de toneladas (4,2%), somando 264,9 milhões de toneladas.
A previsão aponta ainda para a soja como um dos grandes destaques, que pode chegar ao marco inédito, 131,8 milhões de toneladas. Mas não para por aí, o trigo e a uva também fazem parte da lista que promete ótimos resultados na safra deste ano. Todas essas informações são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE.
Segundo o gerente da pesquisa, Carlos Barradas, apesar de a colheita da soja estar perto de ser concluída na maioria das unidades do país, ela está com atraso em relação ao ano anterior, que foi causado pelo plantio tardio devido à estiagem no início da primavera.
“Com o retorno das chuvas, a partir de dezembro, as lavouras se recuperaram e a cultura se desenvolveu de maneira satisfatória. Embora atualmente o excesso de chuvas venha causando problemas em alguns estados, tanto na colheita quanto no escoamento da safra, restam poucas áreas a serem colhidas e a produção da oleaginosa deverá ficar 8,5% (10,3 milhões de toneladas) acima da de 2020”, explica.
Para o pesquisador, a demanda aquecida e o dólar em alta têm favorecido a comercialização da soja e incentivado os produtores a aumentarem o plantio. No final de março de 2021, a saca de 60 kg do produto foi comercializada a R$ 173,30, 3,49% acima do mês anterior. Na região integrada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), por exemplo, quase todos os estados apresentam aumentos expressivos na produção, como o Piauí (15,6%), a Bahia (7,6%) e o Maranhão (3,8%) – a exceção é o Tocantins (-6,3%).
Em um cenário como este, é obvio que o produtor agrícola deve garantir uma boa safra. Logo, é preciso se assegurar de que todas as etapas do processo de produção estão sendo bem estruturadas. Isso significa ter mão de obra qualificada, bons equipamentos e maquinários, como tratores Agritech, por exemplo, insumos agrícolas efetivos, entre outros.
Vale dizer que, caso o seu ambiente de produção necessite de investimentos, neste momento pode ser interessante adquirir itens que vão contribuir para o resultado final de sua cultura. De todo modo, é importante pesquisar o custo benefício, para que não haja surpresas no orçamento.