[the_ad id="288653"]

“Sabemos que o Brasileirão tem muitos jogos e precisamos de um elenco com soluções”, diz Leonardo Jardim

Sabemos que o Brasileirão tem muitos jogos e precisamos de um elenco com soluções
FOTO: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

BELO HORIZONTE – O técnico Leonardo Jardim, que chegou ao Cruzeiro no início de fevereiro, realizou mais um importante teste com a equipe no último jogo-treino contra o Botafogo, que aconteceu no último sábado (15). A partida, que terminou em um empate por 3 a 3, foi marcada por análises estratégicas e ajustes necessários para a estreia no Campeonato Brasileiro. O técnico do Cruzeiro reforçou a importância de estabelecer uma elenco que responda com soluções para disputar o Brasileirão. 

Análise do jogo-treino contra o Botafogo

Após enfrentar adversários de menor expressão nos primeiros testes, o confronto contra o Botafogo, atual campeão brasileiro e da Libertadores, foi visto como um importante desafio. Leonardo Jardim ressaltou que a partida, realizada em 120 minutos, foi uma oportunidade de testar conceitos táticos já desenvolvidos, especialmente em termos de posicionamento e circulação de bola. Segundo o treinador, “foi um bom jogo, um jogo de 120 minutos, mas um jogo em que as duas equipes tentaram jogar o seu melhor futebol”.

O técnico também destacou a importância de enfrentar equipes qualificadas: “Para nós era importante fazer jogos com adversários com maior qualidade”. No entanto, ele admitiu que a equipe ainda comete erros em transições defensivas, apontando que “levamos dois gols na transição, que é uma coisa que não pode acontecer. Temos que ter algum cuidado”.

Estratégia e preparação física

Jardim também destacou o trabalho realizado durante o período sem jogos oficiais, com foco no aumento da capacidade física e na implementação de uma nova estratégia coletiva. “Aproveitamos este período para desenvolver dois ou três conceitos importantes, como aumentar os níveis de capacidade física e reorganizar uma estratégia nova”, explicou o técnico.

Para manter uma equipe competitiva ao longo da temporada, Jardim enfatizou a necessidade de rodar o elenco devido à carga de jogos: “Sabemos que o Brasileirão tem muitos jogos e precisamos de um elenco com soluções. Com certeza vamos ter que alterar alguns jogadores para manter uma equipe competitiva”.

Expectativas para o Campeonato Brasileiro

O técnico demonstrou otimismo com o processo de evolução do time e acredita que a atitude positiva dos jogadores já está presente: “Jogar no Cruzeiro é preciso ter uma boa atitude, quer com bola quer sem bola, e apresentar um futebol positivo”. No entanto, ele reforçou a importância de continuar aprimorando aspectos defensivos e coletivos, destacando que enfrentar adversários de alto nível nos jogo-treinos é essencial para chegar mais preparado na estreia contra o Mirassol. Jardim confia na qualidade do grupo e acredita que o trabalho desenvolvido até agora começará a dar frutos nas próximas partidas oficiais.

Contexto da chegada de Jardim ao Cruzeiro

Leonardo Jardim assumiu o comando da equipe em fevereiro e teve sua estreia no dia 12, em um confronto contra o Democrata de Governador Valadares pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro, onde o Cruzeiro foi derrotado por 2 a 1. Na sequência, durante as semifinais do Mineiro, o time empatou os dois jogos contra o América e acabou sendo eliminado nos pênaltis, ficando fora da final da competição. Desde então, a equipe não voltou a campo oficialmente e tem realizado uma série de jogo-treinos de olho na estreia do Campeonato Brasileiro, marcada para o dia 29 de março, contra o Mirassol, no Mineirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM