O seminário faz parte das atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e será 100% on-line
O Papel da Indústria na Gestão dos Recursos Hídricos é o tema do seminário on-line que a FIEMG realizará por meio da Regional Rio Doce, em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e os Sindicatos da Indústria no dia 24 de junho, das 14 às 17 horas. O evento é alusivo ao mês do Meio Ambiente e está com inscrições abertas por meio da plataforma Sympla: https://bit.ly/3ztLWVx.
A abertura será feita às 14 horas e às 14h10 acontece a primeira palestra, que vai abordar as Oportunidades para o Balanço Hídrico “Gestão Hídrica na Indústria”. Na sequência, às 14h30, o tema é Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos; às 15h20, a Cobrança pelo Uso da Água em Minas Gerais; e às 15h50, o Processo Adequado na Utilização da Rede Coletora Pública para Disposição do Efluente Não Doméstico. A previsão é de que às 16h30 comece o debate.
De acordo com a FIEMG, as temáticas foram escolhidas de acordo com as necessidades das indústrias locais e, por isso, “o conteúdo do evento busca oferecer ao público industrial informações e orientações importantes no que diz respeito ao uso da água nas indústrias, bem como seus desdobramentos”.
Para o analista ambiental da gerência de meio ambiente da FIEMG, Deivid Lucas de Oliveira, a crescente demanda por água para abastecer a população e assegurar o desenvolvimento de todas as atividades econômicas constitui um desafio na gestão dos recursos hídricos, e diversificar as fontes de fornecimento da indústria e de outros setores da economia pode auxiliar e muito na busca da tão desejada segurança hídrica.
O coordenador de engenharia do SAAE, Carlos Henrique Dias de Miranda, destaca a importância do evento afirmando que “até o final da atual gestão do prefeito André Merlo estaremos operando estações de tratamento de esgoto do tipo biológicas, projetadas a princípio para recebimento de efluentes domésticos.
Para o recebimento de efluentes não domésticos, ou seja, de origem industrial, necessário se faz que esses efluentes constituídos muita das vezes por metais pesados estejam com suas concentrações máximas limitadas por normas técnicas e normativas dos órgãos ambientais para a respectiva descarga numa rede coletora pública, visando promover o funcionamento eficiente dessas unidades de tratamento de esgoto”.
Podem participar do evento as empresas e indústrias do Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Para outras informações, entrar em contato no (33) 3272.4850 ou no e-mail renata.medrado@fiemg.com.br.