BELO HORIZONTE – Rossieli Soares foi empossado nesta quarta-feira (6) como novo secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, durante solenidade realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Com ampla experiência na gestão pública educacional em estados como Amazonas, São Paulo e Pará, além de passagem pelo Ministério da Educação, Rossieli assume o comando da pasta no lugar de Igor de Alvarenga, com a missão de dar continuidade às políticas que vêm promovendo avanços nos indicadores educacionais mineiros.
Durante o evento, o governador Romeu Zema destacou os esforços de sua gestão para melhorar a qualidade do ensino no estado e reafirmou o compromisso com a continuidade das ações.
“Quero agradecer o trabalho iniciado pela secretária Júlia Sant’Anna em 2019, seguido por Igor de Alvarenga, e agora temos o prazer de contar com o Rossieli. Buscamos sempre melhorar o que já existe, avançar no Ideb, na alfabetização e em outros critérios. Com muito trabalho, temos conseguido resultados positivos”, afirmou o governador.
Com vasta experiência em políticas públicas de educação, o novo secretário chega a Minas com a proposta de fortalecer o ensino e garantir que crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade.
“É um prazer fazer parte da educação mineira. Nossa expectativa é seguir desenvolvendo com qualidade esse pilar tão importante: garantir que nossas crianças e jovens estejam na escola, com tudo o que precisam para aprender”, declarou Rossieli Soares.
Trajetória
Rossieli Soares tem 46 anos, é graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e possui mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Em 2016, assumiu a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e chefiou a pasta em 2018, liderando ações nacionais em alfabetização, currículo e avaliação, além da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Foi secretário de Educação do Amazonas (2012–2016), onde expandiu o tempo integral e implantou a primeira escola pública bilíngue português-japonês do país. Em São Paulo (2019–2022), conduziu a maior expansão do ensino integral da rede estadual e obteve os melhores resultados no Ideb para os anos finais do fundamental.
Mais recentemente, à frente da Educação no Pará (2023–2025), levou o estado ao maior crescimento do Brasil no Ideb do ensino médio, com salto da 26ª para a 6ª posição nacional. Também criou o Prodep e o Ciseb.
Rossieli ainda atuou como conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE e como vice-presidente do Consed.







