Em uma cerimônia às portas fechadas, Romeu Zema, acompanhado de sua comitiva, visitou a Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, localizada no bairro Esperança, na manhã desta quinta-feira (23)
Em passagem pela cidade, o governador Romeu Zema iniciou o dia com uma visita à Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto. Às 6 horas da manhã, os pontos que davam acesso à escola foram fechados pela segurança da comitiva. Sem a presença da imprensa dentro da escola, o governador acompanhou o retorno dos estudantes à modalidade presencial e fez questão de passar por cada sala de aula e demais instalações para conversar com alunos e funcionários. A visita foi encerrada com uma solenidade no pátio da escola, momento que contou com discursos dos alunos Cainã Miqueias (Curso Técnico em Marketing/Vendas) e Sarah Cristina (Ensino Médio em Tempo Integral), além de outras autoridades e representantes da escola e da Superintendência Regional de Ensino (13ª SRE).
Emocionado e ansioso com os preparativos da chegada do governador, o diretor da escola, Ronaldo da Silva Castro, afirmou que seguiu todos os procedimentos e protocolos de segurança, necessários tanto para receber a autoridade quanto para receber os estudantes.
“Estou na verdade muito emocionado por ter um trabalho de tantos anos reconhecido, um trabalho voltado para a juventude, para o projeto de vida de nossos alunos, para que eles alcancem voos mais altos e vejam oportunidades maiores. Então a visita de um governador de estado a uma escola pública de comunidade como a nossa é de nos emocionar e incentivar a continuar construindo um trabalho que satisfaça verdadeiramente as necessidades da sociedade. A escola tem tomado todos os protocolos sanitários. Nós tivemos também que entrar em contato com Prefeitura, segurança pública e selecionar os alunos para conversar com o governador; 45 alunos conversando com o governador em sala de aula e ter a superintendente em nossa escola mais uma vez, inspetora e demais funcionários de nossa escola, todos muito empolgados, motivados e se sentindo valorizados. Então realmente ficamos muito emocionados. É uma honra receber um governador em escola pública”, disse o diretor.
A mesma emoção foi capaz de tirar o sono da estudante do primeiro ano do ensino médio Sarah Cristina, de 15 anos, que teve a oportunidade de conversar com o governador. “A emoção que estou sentindo agora é de grande ansiedade, e desde ontem à noite, para conseguir dormir, foi até complicado. Muita ansiedade, porque é uma responsabilidade muito grande. Já me preparei e fiz aquele ensaio que fazemos sempre, de como irei falar. Mas entreguei nas mãos de Deus, e será da forma que quiser. Estou muito animada e com a expectativa muito grande.”
Além da comunidade escolar, a visita também contou com a presença de alguns funcionários da 13ª SRE. Perguntada sobre as expectativas da Secretaria Regional de Ensino de Governador Valadares por ter uma de suas escolas visitadas pelo governador, a inspetora Daniela Lopes disse que é gratificante saber que, em meio aos compromissos, o governador tirou um tempo para visitar uma escola pública.
“Os servidores da SRE ficaram emocionados. Ao mesmo tempo, é gratificante para nós saber que o governador está em nossa cidade. Com tantos afazeres, com tantas pessoas que ele poderia encontrar sendo governador, como o prefeito, e ele escolheu na programação visitar uma escola estadual, o Abílio, nossa escola referência na educação no ensino médio em tempo integral. Então hoje ele deseja conhecer nossos alunos, olhar a nossa escola e conversar com todos que fazem parte do dia a dia da escola. Sem pompas, em um evento fechado e com um exemplo simples para ter um momento com a comunidade escolar. Por isso é gratificante pra nós; é gratificante ver nosso diretor alegre, ele que trabalhou e fez tudo pra ver esse momento acontecer, mostrar que as escolas estaduais estão cumprindo os protocolos sanitários de saúde para o retorno”, disse Daniela.
Após o término da cerimônia, o governador deixou o local e seguiu para cumprir o restante da agenda de compromissos em Governador Valadares.