Governador se reuniu com prefeitos e representantes do setor produtivo em Lavras, Perdões e Campo Belo
No dia em que completou 30 meses à frente do Governo de Minas, o governador Romeu Zema (Novo) cumpriu uma série de agendas de trabalho pelo interior do Estado ontem (1º) e destacou os resultados de uma das principais bandeiras de sua gestão: desenvolvimento econômico e geração de empregos. Nos primeiros dois anos e meio de seu mandato, o governo, via Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), bateu recordes na atração de investimentos privados ao Estado – R$ 129 bilhões – e expectativa de geração de cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos.
Nessa quinta-feira, Zema esteve em Lavras, no Sul de Minas, Perdões e Campo Belo, na região Centro-Oeste do Estado, para encontros com prefeitos da região e representantes do setor produtivo O governador falou sobre os principais projetos desenvolvidos pelo seu governo, o trabalho para simplificar o ambiente de negócios e tornar o Estado mais atrativo para novos investimentos. Ele também ouviu dos gestores e empresários as demandas e dificuldades dos municípios e da região.
“Nestas viagens, me reúno com prefeitos para escutar os gestores que estão lidando diretamente com a população e conhecem os problemas. Também tenho reuniões com o setor produtivo, que sempre foi um setor muito esquecido pelo Estado. Gostaria de reforçar que nesta nossa gestão, que completa hoje 30 meses, já atraímos para Minas Gerais mais de R$ 129 bilhões em investimentos privados. A grande prioridade do meu governo é criar empregos. Nós avançamos em todos os indicadores sociais, como na saúde, educação e segurança, mas nada disso é suficiente se o mineiro não tiver emprego”, destacou o governador.
Aproximação
Em Perdões, no Centro-Oeste, Zema se reuniu com representantes da indústria, do comércio, serviços e do agronegócio. Os empresários destacaram a iniciativa do governador de percorrer todo o Estado para escutar quem investe, gera emprego e renda. “O senhor está saindo do conforto da capital para conhecer as nossas dificuldades e oportunidades”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Perdões, Danilo Vilela.
Já o empresário Aderlei Jose Freire enalteceu a atitude de Romeu Zema de reunir os empreendedores com o objetivo de identificar o que pode ser melhorado em Minas Gerais. “É um privilégio estar ao lado do governador para dialogar. Ao escutar o setor produtivo, Zema demonstra humildade e sabedoria”, afirmou.
Demandas municipais
Em Lavras, no Sul de Minas, e Campo Belo, no Centro-Oeste, o governador também se reuniu com prefeitos das microrregiões para ouvir as demandas e apresentar os programas e projetos desenvolvidos.
A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, ressaltou a parceria do Governo do Estado com os municípios. Segundo ela, a manutenção dos repasses constitucionais em dia, além do pagamento dos atrasados – herdados do governo passado -, tem permitido aos municípios avançar nas políticas públicas. Ela também falou da importância de atrair investimentos para a região.
“O governador está fazendo um trabalho digno de elogios, vindo a campo, onde precisa da presença do governador. Para nós, prefeitos, principalmente, ter o governador amparando é muito importante. Estamos buscando investimentos, Lavras tem como proposta retomar o desenvolvimento, gerar empregos. Quando Lavras gera emprego gera desenvolvimento para a região”, afirmou a prefeita.
O prefeito de Campo Belo, Alisson de Assis Carvalho, também valorizou a manutenção dos repasses aos municípios e colocou a cidade à disposição para o desenvolvimento de novos projetos.
“Queremos parabenizar o governador pelo excelente trabalho realizado, principalmente para nós, prefeitos do segundo mandato. A gente sabe como o senhor pegou o Estado e o está deixando para nós”, afirmou o prefeito.
Nos três municípios, o governador esteve acompanhado de deputados federais, estaduais e do secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. Em Lavras, Perdões e Campo Belo, o governador também realizou caminhadas pelas cidades para a distribuição de máscaras e conscientização para a prevenção ao coronavírus.
Fonte: Agência Minas