Rio Doce chegou a 2 metros e 26 centímetros na manhã deste domingo
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que, em razão das fortes chuvas ocorridas nas cabeceiras, a previsão é que o rio Doce atinja, por volta das 20h deste sábado (25), 1,80m (cota de atenção) e na manhã de domingo (26), entre 1,90m e 2 metros (cota de inundação). Isso significa que poderá ocorrer refluxo de água em bairros ribeirinhos, como o Santa Rita (Baixa do Quiabo), São Tarcísio e Santa Teresinha.
Importante destacar que as evoluções do rio Doce e a possibilidade de transbordamento estão sendo acompanhadas pela Prefeitura e as suas várias secretarias. A população será informada, por meio de seus canais oficiais, podendo também acionar o 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar), em caso de emergência.
Neste domingo (26), às 7h da manhã, pela medição do Saae, o rio Doce chegava a 2,26m.
Os trens da Vale não circulam também neste domingo.
Plano de Contingência
As ações do Município estão respaldadas em um Plano de Contingência para inundações, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres, quando da atuação direta ou indireta, em eventos relacionados a estes desastres naturais.
Estes dados foram repassados para a comunidade por meio de coletiva à imprensa, realizada na tarde deste sábado (25), na sede da Compdec, no térreo da Prefeitura, com a presença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Previsão 1,90 metro
Áreas atingidas: nenhuma;
Previsão 2,50 metros
Áreas atingidas: apenas ruas são atingidas (refluxo), como avenida Rio Doce, nos bairros São Pedro e São Paulo (próximo ao Santa Luzia e entre rua Pascoal de Souza Lima e rua da Prata); rua Lincoln Byrro, no bairro São Paulo (próximo a escola Santos Dumont) e nas ruas Frei Odorico Virga, Rodolfo de Abreu, D. Manoel Moura, Amélia Habib, Rodrigues Alves, Coroaci, da Divisa, Campos Sales e avenida Washington Luiz – no Santa Rita. E também a rua Cláudio Manoel com avenida Rio Doce, no bairro São Tarcísio.
Previsão 2,80 metros
Áreas atingidas: apenas ruas são atingidas (refluxo), como Américo de Menezes com avenida Rio Doce, Ibituruna com Raul Soares e Pastoril (próximo a rua Moacyr Paleta), no bairro São Pedro. Já no bairro Universitário, atinge a rua José Oliveira Andrade (próximo a rua Moacyr Paleta). No bairro São Paulo, são atingidas as mesmas ruas citadas com 2,50; além da rua Pascoal de Souza Lima até rua da Prata; avenida Rio Doce entre rua Pascoal de Souza Lima e rua da Prata e rua Lincoln Byrro (próximo à escola Santos Dumont). E, ainda, bairro Santa Teresinha (ruas Aracaju, Manaus e Belém – com refluxo, e beco entre rua Aracaju e avenida Rio Doce – com inundação).
E também as mesmas ruas do bairro Santa Rita atingidas com 2,50 incluindo as ruas João Rosa, Júlio Cipriano e Gonzaga. E também a rua Cláudio Manoel com avenida Rio Doce, no bairro São Tarcísio.
Previsão 3 metros
Áreas atingidas: toda extremidade do bairro São Paulo (Expoagro até a rua Pascoal de Souza Lima); inundação no bairro Universitário e na parte debaixo do Santa Teresinha;
Previsão acima de 4 metros
Neste caso, as inundações do rio Doce ampliam as regiões inundadas, incluindo o bairro Ilha dos Araújos e atingindo uma população superior a 55 mil pessoas.
Dados históricos das cheias do rio Doce em GV:
- 1979 – cheia – atingiu 5,18
- 1985 – cheia – atingiu 4,01
- 1992 – cheia – atingiu 3,26
- 1997 – cheia – atingiu 4,77
- 2003 – cheia – atingiu 3,36
- 2005 – cheia – atingiu 3,66
- 2008 – cheia – atingiu 3,19
- 2009 – cheia – atingiu 3,23
- 2011 – cheia – atingiu 3,34
- 2012 – cheia – atingiu 4,13
(Informações da Prefeitura de Governador Valadares)