[the_ad id="288653"]

Reunião com autoridades em Valadares cobra duplicação da BR-381 até o município

FOTO: Luana Freitas/DRD

GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta segunda-feira (18), lideranças políticas, empresariais e sociais se reuniram na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Governador Valadares, para discutir a duplicação da BR-381 no trecho que liga a cidade a Belo Oriente. O movimento apartidário resultou na leitura de um manifesto cobrando do Governo Federal a inclusão do trecho no contrato de concessão da rodovia.

Apesar de o ministro dos Transportes, Renan Filho, ter anunciado em visita à região que a duplicação da 381 chegaria até Governador Valadares, a previsão não consta oficialmente no contrato, que prevê apenas obras até o município de Periquito. Na ocasião, também foi exibido um vídeo em que o ministro afirma que a rodovia receberá R$ 9,5 bilhões em investimentos, mas sem detalhar prazos ou garantias para a duplicação até Valadares.

O presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Marcos Lopes, ressaltou a importância da mobilização da sociedade para que o projeto não caia no esquecimento. “Acredito nas colocações do ministro, mas cabe a nós mobilizarmos entidades, políticos e a sociedade para que isso não fique no esquecimento. Hoje nasce um documento que vai mostrar ao Governo Federal a importância da duplicação da 381 para a infraestrutura da nossa região”, afirmou o presidente.

Prefeito Municipal Coronel Sandro – FOTO: Luana Freitas/DRD

O prefeito de Governador Valadares, Coronel Sandro, destacou que este é apenas o início de uma série de ações para pressionar pela inclusão do trecho no contrato. “Embora o ministro tenha dito que estava previsto, não é verdade. Dependemos de uma decisão do Governo Federal. Vamos continuar mobilizando autoridades, empresários e usuários da via, além de visitas parlamentares e reuniões em Brasília, para garantir que essa duplicação chegue até Valadares”, disse.

Já o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB) alertou que, até o momento, não existe sequer um projeto para o trecho entre Belo Oriente e Governador Valadares. “De fato, o que está sendo executado é somente de Belo Oriente a Periquito. Não existe previsão de duplicação até Valadares. Nosso trabalho inicial será junto à ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] para viabilizar o projeto desse trecho. Com o projeto em mãos, vamos ao ministro para reivindicar a inclusão. É urgente aproveitar o momento, porque, se for interrompido, depois será muito mais difícil retomar”, explicou o deputado.

Deputado Federal Hercílio Diniz – FOTO: Luana Freitas/DRD

A mobilização acontece em meio ao avanço das obras de duplicação em trechos próximos e à instalação de pedágios, o que aumenta a pressão para que Valadares não fique de fora do cronograma.

Comments 2

  1. Luiz Carlos de Souza says:

    Mobilizacao plenamente válida, principalmente porque as promessas e propagandas do Governo sempre enfatizaram que a duplicação da BR 381, compreendia o trecho “ de Belo Horizonte a GOV VALADARES”. Mas se o contrato celebrado com a construtora so contempla o trecho até Periquito, a palavra do sr. Ministro cai por terra. A proposito, lembro bem que, anos passados, o atual vice-prefeito, então Deputado Estadual, numa entrevista sobre a materia disse que a duplicação nao somente seria efetivada mas que ele, Mourão, podia garantir que as obras começariam POR GOVERNADOR VALADARES. Na verdade, a atual contratação sequer prevê a inclusão de Valadares no trecho. Lamentável!!!

  2. Luiz Carlos de Souza says:

    Mais que necessario esse movimento em prol inclusão de Valadares na duplicaçao da BR-381. Claro que prevalece o teor do contrato com a construtora e nao a palavra do Ministro, figura politica que nem tem efetividade no cargo. Se nao consta do contrato, nao vai ser feita a obra. Daí a relevância do movimento para complementação do contrato e da obra, estendendo os trabalhos da especie até Gov Valadares. Aliás, bem me lembro que, anos atrás, o atual vice-prefeito de Valadares (Bonifacio Mourão), quando Deputado Estadual, apos contatos com orgaos federais, disse garantir que a obra seria efetivada e, mais que isso, que a duplicação seria iniciada a partir de Valadares. Agora, estamos sabendo que nem existe previsão de a duplicação chegar até aqui…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Valadarense assume vice-presidência da FECON-MG

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (FECON-MG), realizada na última sexta-feira