Retorno das aulas presenciais nas escolas municipais de GV será no dia 1º de setembro

Depois de mais de um ano e meio estudando por meio de plataformas digitais, os alunos das escolas da rede municipal em Governador Valadares poderão voltar a ter aulas presenciais, a partir do dia 1 de setembro. A confirmação veio através do secretário municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, nesta quarta-feira (18), ao Diário do Rio Doce. Segundo o secretário, o ensino, inicialmente, será de forma híbrida.

Em Governador Valadares são 62 escolas municipais, incluindo as localizadas na zona rural e distritos. Ao todo, serão 19.800 alunos que poderão retornar para as salas de aula. De acordo com o secretário municipal de Educação, as escolas terão horário reduzido de funcionamento, com aulas até o meio-dia, inclusive as turmas de tempo integral.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) já deu início à preparação do transporte escolar no município. “Os protocolos de segurança já foram inciados. Iniciamos também o processo de aquisição de alimentação escolar. Já preparamos o transporte escolar para voltar a funcionar, estamos fazendo a contratação de novos servidores da educação e tudo pronto para o retorno híbrido no dia 1 de setembro”, afirmou Prata.

Em maio deste ano, a Prefeitura havia comunicado que as aulas presenciais das escolas municipais voltariam no dia 31 daquele mês. No entanto, por decisão da 4ª Vara Cível de Governador Valadares, a decisão foi suspensa. Na ocasião, a medida foi tomada acatando liminar impetrada pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV), que não concordava com o retorno presencial. A liminar, porém, foi revogada no dia 2 de agosto, atendendo a uma solicitação do Governo Municipal.

Agora, com o retorno confirmado, equipes da SMED estiveram presentes nas 62 escolas para uma visita técnica. “Na verdade, foi uma equipe da própria secretaria com especialista para fazer uma análise em todas as escolas do município, para corrigir o que precisava ser feito para estar dentro dos protocolos de segurança. Durante esse período de visitação, eu posso afirmar que todas as escolas estão dentro dos protocolos sanitários”, explicou Prata.

De acordo com Prata, para a retomada das aulas presenciais durante o enfrentamento da pandemia da covid-19, algumas exigências deverão ser obedecidas nas aulas presenciais, como distanciamento entre alunos, lotação máxima de cada sala, além do uso da máscara e do álcool gel.

A presença dos alunos em sala de aula é facultativa aos pais, que podem ainda optar pelo ensino remoto. “O pai não é obrigado a mandar o filho para a sala de aula. É facultado a ele o ensino remoto, que vai continuar sendo oferecido através da TV aberta até o final deste ano. Não há nenhuma previsibilidade dessa pandemia para os próximos meses e anos. O que devemos fazer é a nossa parte e oferecer um ensino de qualidade e com segurança. Aproveito para revelar o ‘Projeto Onde Anda Você‘, que consiste em localizar alunos da rede municipal que não fizeram a matrícula neste ano”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A Consciência Negra e o ENEM

🔊 Clique e ouça a notícia No mês da Consciência Negra, de feriado inédito, ENEM surpreende com o tema da redação GOVERNADOR VALADARES – Neste mês da Consciência Negra, o

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

🔊 Clique e ouça a notícia Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira

Candidato do CNU já pode conferir local de prova

🔊 Clique e ouça a notícia Consulta está disponível, desde as 10h, na Área do Candidato Os mais de 2,11 milhões de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já