BELO HORIZONTE – As pessoas que possuem a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em Minas Gerais já podem solicitar alterações ou renovações no documento de forma online, através do Portal MG Cidadão. A iniciativa visa simplificar o processo para o cidadão, sem a necessidade de deslocamento até uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI).
A CIPTEA é um documento que contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e contatos de seu representante legal. Assim, ao apresentar a CIPTEA, o cidadão tem direito ao pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados. Desde dezembro de 2021, quando a CIPTEA entrou em vigor em Minas Gerais, o estado já emitiu 21.153 carteiras. O documento tem validade de cinco anos e precisa de renovação após esse período.
Para solicitar alterações ou renovação da CIPTEA, é necessário acessar o Portal MG Cidadão, fazer login com a conta gov.br e seguir as instruções disponíveis. Após preencher os campos com as informações solicitadas, os dados seguirão para análise da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Dessa forma, o usuário poderá acompanhar o andamento da solicitação no próprio portal e receberá um retorno em até dez dias úteis.