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Reload 2024 reforça importância do marketing digital local e as tendência do setor  

Reload 2024 reforça importância do marketing digital local e as tendência do setor  
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – Governador Valadares recebe mais uma edição do Reload. O evento sobre marketing digital, promovido pelo Sebrae Minas, acontece nesta sexta (16) e sábado (17) na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). No palco do auditório estarão reunidos especialistas e entusiastas do setor. Considerado um dos maiores eventos de marketing digital do Sebrae em Minas Gerais, o Reload traz uma programação com inúmeras atividades, desde palestras, oficinas e discussões sobre as tendências mais recentes do mercado.

Em sua 5ª edição em Valadares, o Reload promete reunir os maiores nomes do mercado para discutir as últimas tendências e ferramentas que estão moldando o futuro do marketing digital. Entre os palestrantes confirmados estão a atriz Danni Suzuki, a drag queen e influenciadora Rita von Hunty, e João Branco, um dos especialistas mais renomados em marketing digital. 

Destaque para inovação

Segundo Fabrício César Fernandes, gerente regional do Sebrae Vale do Rio Doce e Vale do Aço, o Reload é uma oportunidade única para empresários locais aumentarem sua competitividade. “O marketing digital é, a cada dia, uma ferramenta imprescindível para que as empresas aumentem sua atuação dentro desse mundo cada vez mais digital, estimulando a inovação”, afirma Fabrício. Ele ainda destaca: “Eventos como o Reload mostram que, independente do porte da empresa, é possível inovar e usar o digital como aliado.”

Na edição de 2024, o Reload, em Governador Valadares, conta com uma programação diversa que inclui palestras sobre temas como inteligência artificial, marketing de influência, produção de conteúdo e análise de dados. Além disso, serão oferecidas 32 oficinas práticas ao longo dos dois dias, nas quais os participantes poderão se aprofundar em temas como gestão de mídias sociais, criação de conteúdo e estratégias de vendas.

“Esse evento contém palestras relacionadas à inovação, inteligência artificial, várias áreas temáticas do marketing digital, também teremos 32 oficinas no domingo, 16 oficinas pela manhã e 16 oficinas à tarde. Além disso, vamos possibilitar que 150 empresas de micro pequeno porte possam fazer consultorias dentro desse evento, nós vamos fazer a inscrição dessas empresas para posteriormente elas participarem dessas consultorias relacionadas à inovação”, destacou Fabrício César Fernandes. 

O marketing + o digital

Douglas Nicolas, analista do Sebrae, reforça que o marketing digital vai muito mais além de likes e viralizações. Trata-se de propósito e conexão com o público. “O marketing digital é quando eu trago para as redes sociais, quando eu trago para o universo da internet campanhas, propostas, por meio de publicidade, por meio de ações, que eu conecto com esse público. E quando a gente fala de marketing digital, não é simplesmente você querer viralizar por likes, etc. É ter um propósito, é ter uma conexão, é estar no lugar certo, na hora certa. Só que a gente fala de um público que a gente consegue alcançar, com uma questão que a gente consegue ter métrica. Você tem insights o tempo todo. Então, se a sua campanha, ela não está tendo o retorno que você precisa, você consegue corrigir isso muito rápido”, explica Douglas. 

O analista também avalia que o cenário local apresenta um ambiente ideal para explorar o marketing digital dentro das estratégias de negócios de micro e pequenas empresas de Governador Valadares. 

“Valadares tem essa questão muito forte com o marketing digital, principalmente porque nós somos polo, nós estamos aqui no Vale do Rio Doce. Principalmente pela concentração de empresas que estão hoje no segmento de comércio e serviço, ele cresceu, ele se tornou o berço da nossa região. Então, assim, marketing digital é para alcançar público, mas a gente também, eu sei da importância que a gente tem do marketing tradicional, e é unir os dois em prol de atingir o seu público”, completou. 

Inteligência Artificial (I.A.) como parte da estratégia do negócio

Outro tema que ganha destaque no Reload é o uso de inteligência artificial (IA) nas estratégias de marketing. Luiz Gustavo Pacete, um dos palestrantes, destaca como a IA está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes, permitindo um nível de personalização nunca antes visto. O lado legal da inteligência artificial é que ela pode potencializar muita coisa. Então, primeiro, a AI traz eficiência. Digamos que você é um arquiteto, uma arquiteta. Você pode usar inteligência artificial para te ajudar a desenvolver um protótipo, desenvolver um protótipo da ideia de um apartamento onde você pode experimentar. Se você trabalha com um produto, a mesma coisa. Se você trabalha hoje com atendimento ao consumidor, você tem várias possibilidades. Possibilidades de melhorar a interação com aquele consumidor. Qualquer tipo de comércio hoje precisa de fazer a gestão dos dados, de reunir os dados e transformar aquele dado inteligente. A inteligência artificial pode ajudar nesse sentido”, enfatiza Pacete, jornalista e editor da Forbes . 

Ele também ressalta os impactos da aplicação da IA no dia-a-dia: [A Inteligência Artificial] não é uma tecnologia nova, ela é uma tecnologia que vem se desenvolvendo há muito tempo. Eu acho que é uma tecnologia que vem se desenvolvendo há décadas, mas nesse momento ela está num estágio de maturidade que ela consegue escalar, ter muito volume. E a gente está falando mais sobre inteligência artificial agora por causa da inteligência artificial generativa, que é aquela inteligência artificial que tem a capacidade de aprender e criar algo a partir da informação de um dado. Eu diria que a inteligência artificial não vai mudar as nossas vidas, os negócios, empreendedores, mas ela já mudou. A forma como a gente vive hoje, como a gente pede comida, como a gente se locomove, como a gente consome entretenimento pelos algoritmos, ela já mudou baseada na inteligência artificial”, disse.

O marketing digital e os impactos sociais

O impacto do marketing de influência também será amplamente discutido no evento. Rita von Hunty trará para a pauta a importância da diversidade e da inclusão nas campanhas digitais. “No futuro, não haverá espaço para empresas que não compreendem o papel crucial da diversidade. As novas gerações, como a Geração Z, têm baixíssima tolerância para atitudes preconceituosas. Empresas que não se adaptarem a essa nova realidade simplesmente não sobreviverão”, afirma a influenciadora. Ela reforça a ideia de que todo o ecossistema de empresas e negócios precisa se atentar ao comportamento consumidor das próximas gerações. 

“A gente não está só falando sobre empresas que já entenderam isso, a gente está falando sobre o futuro, no futuro não haverá espaço para as empresas que não compreenderem isso. Então uma das pesquisas que eu trago aqui, ela faz um mapeamento de qual é essa nova geração que está chegando no planeta, no mundo dos negócios e no mercado de trabalho, a geração Z, e essa geração, ela tem baixíssima tolerância. Para capacitismo, racismo, LGBTfobia. Então a gente está literalmente falando quais empresas sobreviverão ao fato de que os baby boomers vão deixar o mercado de trabalho, ao fato de que combinadas, Millennium e geração Z, serão as maiores fatias trabalhando e consumindo e que essas gerações elas têm pouca tolerância ao reacionarismo, à mentalidade retrógrada”, explicou a professora e pesquisadora em estudos culturais.  

Marekting de influência

Amanda Ribeiro, empresária e influenciadora, enfatizou o crescimento do marketing de influência. “O marketing de influência hoje é a principal ferramenta que as pessoas têm utilizado para vender seus produtos, seus serviços. Hoje todas as pessoas, desde o micro empreendedor quem está começando hoje no comércio, no mercado, ele está utilizando as redes sociais da internet, do marketing digital, porque é a ferramenta que é mais fácil de chegar até as pessoas, é prático, está todo mundo hoje conectado, está todo mundo ligado na internet hoje. Então o Marketing de Influência tem sido o principal canal para as pessoas utilizarem e para mim, uma pessoa que já estou neste mercado já faz uns anos, cada vez mais eu percebo que está crescendo, evoluindo, sempre com novidades. A gente tem que estar sempre antenado nas novidades, nas tendências, atualidades”, afirmou Amanda.

Carol Lima, diretora de Social Media da 8D Hubify, ressaltou a importância da humanização nas redes sociais. “As redes sociais são canais de relacionamento. Não é só sobre vender, mas sobre construir uma conexão com o público. As marcas precisam se humanizar para se destacar. […] Então, você tem que criar um conteúdo que vai trazer entretenimento para o canal. É claro que você pode mostrar o seu produto, o seu serviço, mas de uma forma que entre na narrativa, entre na história, para não ficar aquela grande panfletagem nas redes sociais. Então, quando a gente entende como as pessoas consomem o conteúdo e como elas utilizam as redes sociais, a gente consegue ser muito mais assertivo”, destacou Carol Lima.

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