A farmacêutica e referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvige) da Regional de Saúde de Governador Valadares, Alice Rodrigues de Matos, apresentou nessa sexta-feira (05-06), por meio de videoconferência, o tema “Importância do Controle da Qualidade da Água em tempos de Pandemia”, em evento promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) em conjunto com a Prefeitura de Governador Valadares.
Além da participação nessa videoconferência, Alice Matos apresentou também, no dia 02/06, uma aula on-line para alunos da Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí (FACISA) sobre a “Atuação do Farmacêutico na Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica” no cenário do desastre ambiental do rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, e no contexto da pandemia do Covid-19.
“Nessas duas palestras mostrei o trabalho da Regional de Saúde frente ao maior desastre ambiental do Brasil e toda a parte de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano. Visto que hoje a água, saneamento e higiene são vitais para a supressão e tratamento do Covid-19, deve-se garantir o abastecimento e fornecimento de água potável para a população. A pandemia exacerba nossas deficiências estruturais, desafiando nossa capacidade de conter a contaminação da Covid-19 no presente. No entanto, a mensagem é clara: água, saneamento e higiene são essenciais na mitigação e no enfrentamento do vírus”, enfatizou Alice.
Conduzindo a videoconferência, o analista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Murilo Araújo, ressaltou a importância das discussões alusivas à Semana do Meio Ambiente.
“Trouxemos aqui especialistas para falar e refletir sobre o meio ambiente porque este é o momento de pensarmos no amor e na empatia as pessoas de agora e até daquelas que ainda vão nascer, deixando melhores condições mínimas de vida para as gerações futuras. E é também o momento, quando existe uma aversão a cientistas e ao saber, de acreditarmos e valorizarmos mais a ciência”, afirmou.
Além da técnica da Regional, o painel teve também a participação da engenheira química do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Governador Valadares, Ana Paula Pimenta Lopes, com o tema “Uso sustentável e qualidade da água – Prevenção da Covid-19”, do historiador e professor titular da Univale Haruf Salmen Espindola, com ” A história ambiental do Rio Doce: Doença ao longo do tempo”, e finalizado com depoimento do diretor da Secretaria de Meio Ambiente do município de Valadares, Luiz Carlos Albino.