Especialistas da educação apontam defasagem no nível de aprendizagem dos estudantes
Uma pesquisa feita pelo Data Folha mostra que dois a cada três alunos precisam de reforço escolar. Isso se deve a dois anos de ensino remoto durante a pandemia. As perguntas foram feitas a pais ou responsáveis por 1.850 estudantes.
De acordo com a pesquisa, 28% dos responsáveis acreditam que a prioridade das escolas nos próximos dois anos deve ser justamente a promoção de programas de reforço e recuperação. As famílias acreditam que os alunos precisarão de aulas particulares em algum conteúdo.
Contudo para os responsáveis, a área com maior necessidade de apoio é Matemática, sendo 71%; seguido por Língua Portuguesa, com 70%; Ciências, com 62%; e História, com 60%.
Dificuldade dos alunos
Mariana Sousa é gestora financeira de uma escola de reforço em Valadares. Ela explica a dificuldade dos alunos. “Houve uma grande defasagem de aprendizagem, e a área que estão buscando mais é exata […] O aluno, ele não aprendeu nesses dois últimos anos da pandemia, e a escola tem obrigação dar segmento. Então eles estão ficando perdidos”, disserta.
Mas outra área do conhecimento importante para exames e vestibulares é a produção de texto. No entanto durante o ensino remoto, a aprendizagem ficou desfalcada. Jaqueline Almeida é coordenadora da educação e ressalta o déficit de aprendizagem. “Tem uma defasagem gigantesca em ortografia. [Então] no momento em que o aluno precisa fazer um texto, ele não consegue. Porque ele não desenvolveu habilidades suficientes para colocar esta ideia no papel”, explicita Jaqueline.
Aliás Mariana e Jaqueline ressaltam, também, que os próprios alunos estão percebendo suas dificuldades e solicitando ajuda aos pais. Este passo é fundamental, porque “a partir do momento que a gente entende a realidade que nós estamos, podemos fazer intervenções”, explica Jaqueline.
Márcia Gomes é professora e diz que a parceria é essencial para retomar a aprendizagem. “Precisamos do apoio da rede pública, particular e também do entendimento dos pais. Os pais precisam se conscientizar que a criança dele precisa de ajuda no reforço escolar. ”
Assista a reportagem feita pela TV Leste