GOVERNADOR VALADARES – O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está quase batendo à porta. Assim ele traz uma mistura de emoções que inclui nervosismo e uma forte vontade de se destacar. Após meses de dedicação e preparação, o exame representa a chance de realizar um sonho para muitos: a oportunidade de ingressar na faculdade desejada. Além disso a nota no ENEM é fundamental para conseguir a forma mais acessível e econômica de estudar.
Durante todo esse caminho, que vai desde os estudos até o dia da prova, um dos desafios mais importantes, aliás, é a redação. Nas universidades, muitas vezes, a nota da redação faz uma grande diferença no resultado final.
Por isso, nós da Univale reunimos um time de professoras para auxiliar jovens e adultos que vão encarar o ENEM. Especialmente os que ainda se sentem inseguros com a redação, ou desejam ampliar seus conhecimentos.
Independentemente da motivação, entretanto, você sairá deste texto com dicas valiosas. Mas que tal começar do básico?
Conheça as competências da redação do Enem
Na redação do ENEM é fundamental entender que a avaliação ocorre com base em cinco competências, cada uma, portanto, valendo 200 pontos. Para alcançar a nota máxima de 1000 pontos é essencial dominar todas essas competências. Então vamos conhecê-las:
- Demonstrar domínio da norma culta: esta competência avalia a capacidade do candidato de utilizar a norma culta da língua portuguesa de forma correta e adequada. Erros gramaticais, ortográficos ou de concordância podem afetar negativamente a pontuação.
- Compreender a proposta da redação: aqui, os avaliadores verificam a capacidade do candidato de compreender e abordar de forma completa e adequada o tema proposto na redação. É importante que o candidato não fuja do tema e não desenvolva uma resposta superficial.
- Selecionar e organizar informações: essa competência considera a habilidade do candidato em selecionar informações relevantes e organizá-las de maneira coerente e coesa ao longo do texto. Isso envolve a construção de argumentos sólidos e o uso de exemplos e evidências apropriados.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos: aqui, os avaliadores verificam a capacidade do candidato de usar recursos linguísticos, como figuras de linguagem, coesão e coerência, para a construção de um texto eficaz. É importante demonstrar um bom domínio da linguagem para pontuar bem nessa competência.
- Elaborar uma proposta de intervenção: a última competência avalia a capacidade do candidato de propor uma solução ou intervenção para o problema abordado na redação. Isso demonstra a capacidade de pensamento crítico e a habilidade de apresentar soluções realistas e viáveis.
Alta aprovação
Por isso, para melhor compreensão das competências, convidamos a professora de redação Bethânia Cunha. Ela é conhecida, aliás, por seus cursos e a alta aprovação de seus alunos para explicar melhor. “Os avaliadores esperam que os alunos tenham domínio das cinco competências da redação, que desenvolvam a temática proposta dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo, apresentando para isso, argumentos sólidos baseados em seu conhecimento de mundo”.
Além das competências, no entanto, existem outras diretrizes para garantir que sua redação seja positiva. Também é importante estar ciente e evitar alguns erros comuns. Vamos conhecê-los?
Conselhos das professoras para uma boa redação
Como mencionado anteriormente, para uma explicação mais concisa sobre o assunto, convidamos duas professoras de redação altamente qualificadas de Valadares para compartilharem seus conhecimentos. Entre elas, temos a professora de redação Bethânia Cunha, graduada em Letras pela UFLA, e a professora Christiane Pereira, formada em Letras pela Univale.
Primeiro questionamos quais seriam os aspectos primordiais que os estudantes que vão realizar a redação precisam desenvolver. “O aluno deve ter familiaridade e prática do gênero textual exigido, a dissertação argumentativa, bem como ter conhecimento dos critérios de avaliação, que são as cinco competências”, começa Bethânia.
“Compreender o gênero dissertativo-argumentativo e saber estruturá-lo, ler a Cartilha do Participante Enem para entender como será avaliado e praticar muito escrevendo vários textos”, conclui Christiane. Após isso, é muito importante saber estruturar a redação, com uma tese sólida e argumentos convincentes.
Bethânia também compartilha que “o aluno deve, em primeiro lugar, ler a proposta de redação e marcar as informações relevantes dos textos de apoio. [Deve] analisar a frase temática para identificar se o tema é um problema ou uma situação positiva. [Além disso precisa] fazer uma breve reflexão sobre o assunto e escolher o seu ponto de vista sobre o tema”.
Dicas de ouro
Christiane conclui: “Utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação em diversas áreas, como repertórios históricos, culturais, literários e filosóficos, dados estatísticos e atualidades“.
Em relação à abordagem para cada etapa do texto, introdução, desenvolvimento e conclusão, Christiane pontua coisas que são necessárias:
- “Na Introdução deve-se realizar a apresentação do tema de maneira sucinta para despertar no leitor o interesse pela leitura, contextualizando um repertório com o tema e apresentar a tese que o autor irá defender juntamente com dois argumentos que formarão o 2º e 3º parágrafos”.
- “Na Conclusão o autor pode retomar os tópicos fundamentais de sua exposição ou argumentação, bem como reforçar a tese defendida. Na dissertação padrão Enem deve-se apresentar as propostas de intervenção para resolver a problemática”.
Essas foram algumas das respostas entre muitas dicas oferecidas pelas professoras. Mas se quiser dar uma olhadinha em todas elas, separamos um documento com as 10 respostas da professora Bethânia Cunha.
Principais erros a evitar e formas de agradar o avaliador
Em relação aos erros comuns que o aluno precisa evitar para almejar uma nota 1000, a professora Bethânia separou uma pequena lista para você leitor.
“Alguns erros podem prejudicar seriamente o desempenho do aluno e até mesmo excluí-lo do exame, são eles:
- Fuga do tema: não abordar a temática exigida pode levar à nota zero;
- Tangenciamento do tema: abordagem superficial da temática que pode levar o estudante a ser penalizado em 160 pontos em cada uma das seguintes competências: II, III e V;
- Erros de competência I: aspectos relacionados à modalidade escrita da língua portuguesa (ortografia, acentuação, pontuação, vocabulário, entre outros);
- Erros de estruturação do texto: falta de organização dos argumentos que geram problemas de coesão e coerência”.
Em relação aos avaliadores, é importante levar em consideração que eles corrigem muitas redações por dia para poder entregar a pontuação final a tempo. Dessa forma o texto precisa de uma letra legível e com os parágrafos bem espaçados. “Também é importante entregar um texto bem estruturado, coeso e coerente, com argumentos sólidos e que mostrem um estudante capaz de expor seu pensamento crítico de forma clara e eficiente”, conclui a professora Christiane.
E para finalizar a entrevista com as professoras, uma dica valiosa da educadora Christiane, que você pode usar no seu dia a dia: “Procure analisar o mundo de forma crítica, assista a debates, leia bastante, assista documentários, filmes e séries a fim de acumular conhecimentos e repertórios que possam enriquecer sua redação. Todo tipo de repertório é válido se estiver relacionado ao tema”.
Quanto mais conhecimento, melhor!
Sabia que a Univale oferece seus próprios métodos para auxiliar você na preparação da redação? Isso mesmo! Em nosso canal, disponibilizamos uma vídeo aula especial com a professora Joana Paula. Nesse vídeo, você encontrará um guia passo a passo, ampliando o que você já leu aqui e muito mais.
Portanto não deixe de assistir ao nosso vídeo para se preparar ainda melhor. Caso tenha chegado até lá por meio deste texto, contudo, não hesite em deixar um comentário lá no YouTube. Todos nós da Univale desejamos boa sorte no dia da prova e que você consiga se destacar na redação com essas dicas.