[the_ad id="288653"]

Rapel na cachoeira Véu da Noiva é nova opção de esporte radical para os valadarenses

Que a cachoeira Véu da Noiva é um dos pontos turísticos preferidos dos valadarenses, todo mundo sabe. Localizada no distrito de Santo Antônio do Porto, a 20 quilômetros de Governador Valadares, a exuberante paisagem da cachoeira agora é cenário para a prática de esportes radicais, entre eles o rapel, que vem atraindo aventureiros de todos os cantos.

Com uma descida de 40 metros de altura, o rapel na cachoeira Véu da Noiva é uma mistura de aventura com a contemplação de belas paisagens. De cima da cachoeira os turistas avistam uma paisagem de tirar o fôlego. Após o rapel, os aventureiros ainda podem se refrescar na queda d’água.

Em 2021, vários grupos de esportes de aventura começaram a organizar caravanas para Santo Antônio do Pontal, entre eles o grupo Nômades Rapel de Governador Valadares, criado para fomentar a cultura do rapel através de atividades como camping, trekking e hiking. O grupo movimenta de 300 a 500 pessoas por mês na prática de rapel.

“Fundamos o grupo em 2020 e aí, quando foi em dezembro, nós começamos a fazer a prática do rapel na cachoeira Véu da Noiva, e muitas pessoas estão indo, seja para praticar ou se aventurar com o grupo. Prático a atividade há 17 anos”, explicou o fundador do grupo, Rodrigo Guimarães dos Santos.

Rodrigo é o fundador do grupo Nômades Rapel

O rapel consiste em uma atividade vertical com uso de cordas e equipamentos específicos. Pode ser praticado ao ar livre, em montanhas, prédios, pontes, viadutos, torres, entre outras estruturas. As descidas de cachoeiras utilizando cordas fixas são também chamadas de cascading (cachoeirismo).

“Rapel é uma atividade simples. Os cuidados necessários são usar equipamentos de segurança, que sejam confiáveis e com certificação, e principalmente ter um instrutor. Jogar uma corda e descer parece uma tarefa simples, mas a dificuldades são os obstáculos ou imprevistos que podem acontecer durante a descida. Nunca faça sozinho”, alertou Rodrigo.

Procura por esportes de aventura aumenta na cidade

Governador Valadares é uma cidade rica para a prática de esportes de aventura na natureza. A Ibituruna, principal cartão postal do município, é o destino mais procurado para a prática de voo livre,  rappel, escalada, trekking e mountain bike, entre outros.

Com uma descida de 40 metros de altura, o rapel na cachoeira Véu de Noiva é uma mistura de aventura com a contemplação de belas paisagens

De acordo com o instrutor, o rapel traz benefícios para a saúde, como controle da ansiedade e melhoria da coordenação motora. Além de transformar as ações cada vez mais precisas, aumenta a força muscular, ajudando a fortalecer os ossos e músculos. Também proporciona flexibilidade para todo o corpo e reduz o estresse. “Esses benefícios têm atraído cada vez mais pessoas. Nos finais de semana a gente movimenta cerca de 60 pessoas; ao mês, umas 300 pessoas”, revelou Rodrigo.

Quem pode praticar

O instrutor destaca que o rapel é uma atividade que envolve adrenalina. Então, quem for praticar o rapel precisa antes procurar um instrutor. “Para quem nunca fez, não é necessário fazer um curso. É feita uma instrução e antes é feita uma descida guiada com acompanhamento lateral. À medida que a pessoa vai criando prática, tem a liberdade de comprar seu equipamento e começar a praticar com a gente. O curso de rapel é só para aqueles que desejam praticar o esporte sozinho”, explicou.

Equipamentos de segurança são fundamentais para a prática do rapel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Copa Praça de Pickleball começa nesta quinta-feira

Copa Praça de Pickleball começa nesta quinta-feira

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Copa Praça de Pickleball 2025 começa nesta quinta-feira (4), às 18h15, na Praça de Esportes, reunindo 90 atletas em disputas