O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova aplicada anualmente em faculdades desde 2004. O exame tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino ofertado nos cursos superiores do Brasil.
Devem participar da prova todos os estudantes concluintes de graduações definidas pelo MEC e pelo Inep como as avaliadas do ano em questão. Por exemplo, se o curso de engenharia estiver dentre os avaliados de 2021, todos os alunos que estão em fase de conclusão desse curso participarão do exame.
O Ministério da Educação informou que a prova do Enade 2021 acontecerá no dia 14 de novembro (domingo) e os locais de aplicação do exame foram divulgados na última segunda-feira (01). As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Enade até o dia 13 de novembro.
Além disso, os estudantes inscritos têm também até o dia 13 para preencher um questionário obrigatório – disponível no Sistema Enade. Assim que finalizarem, poderão visualizar o local onde a prova será aplicada.
Para responder, acesse o Sistema Enade em ‘Questionário do Estudante’ e clique nas alternativas correspondentes à sua resposta. O questionário será validado somente após o clique em ‘Finalizar’.
Oportunidade para medir o cenário atual
Neste ano, a prova do Enad terá 11 questões que irão abordar as possíveis consequências da crise sanitária causada pela pandemia no processo de formação dos estudantes. As respostas ajudarão a relacionar os resultados obtidos pelo exame com o cenário da educação no Brasil, mas essas não serão utilizadas para apontar diretamente a qualidade da Educação Superior no país.
A prova deste ano será aplicada para concluintes de cursos vinculados ao ano II do sexto ciclo avaliativo do exame. Dentre as áreas avaliadas estão: Ciência da computação, Biologia, Ciências sociais e Pedagogia.