‘Quem não canta, dança!’ é tema de projeto em escola do bairro Vera Cruz

Escola Estadual Manoel Byrro realiza projeto interdisciplinar de incentivo à arte

Professores, alunos, colaboradores e público-geral participaram na noite desta sexta-feira (21), de um evento que marcou o encerramento do projeto interdisciplinar “Quem não canta, dança!”. Trata-se de uma iniciativa da Escola Estadual Manoel Byrro, localizada no bairro Jardim Vera Cruz, em Valadares.

De acordo com a instituição, as atividades tiveram como objetivo ampliar o repertório artístico-cultural dos estudantes; conhecer e explorar diferentes gêneros e estilos musicais, observando os elementos geradores da musicalidade; conhecer a dinâmica que envolve o cenário musical, ou seja, a indústria por trás da música; refletir sobre música e identidade emocional e visual, além de compreender a música enquanto gênero textual e descobrir novos talentos.

FOTO: Direção/Escola E. Manoel Byrro

“Esse projeto se justifica no reconhecimento da música como elemento multissemiótico, presente em todos os campos de atuação, sendo não só uma excelente fonte de renda como também um forte instrumento de mobilização social, capaz de influir na mente humana ao ponto de proporcionar equilíbrio, bem-estar, criticidade, etc., de modo a contribuir tanto para a ampliação de conhecimentos gerais quanto para o desenvolvimento de novas habilidades”, pontuou a instituição.

FOTO: Direção/Escola E. Manoel Byrro

O projeto ocorreu em três etapas, nas quais o professor(a) de cada disciplina desenvolveu atividades correlacionadas com a área de ensino no decorrer das aulas.

Conforme a direção da escola, o projeto utiliza a música como temática para a melhoria do processo de ensino. A instituição também acredita que iniciativas como esta podem contribuir para a construção de um espaço harmônico no ambiente de ensino, para o desenvolvimento da autoestima e para valorização e respeito às diferenças.

Outros tipos de arte também são incentivadas pela escola e são apresentados no fim do ano. “Trabalhamos desde o início do ano neste projeto. Todos os alunos têm diversos talentos e queremos potencializá-los ou apresentar aos alunos novos talentos. Queremos mostrar aos alunos que eles têm condições de ter diversos talentos no decorrer da vida, desde que ele se dedique”, explica o diretor da escola, Amadeu Silva.

Comments 5

  1. Grimaldo Fernandes da Costa says:

    Parabéns pela matéria, está contribuindo para motivar mais projetos como esse.

  2. Rosana Santos says:

    Maravilhosa reportagem sobre o projeto “Quem não Canta, Dança.” A jornalista conseguiu verdadeiramente captar a essência daquilo que foi para nós, membros da E.E. Manoel, a realização desse projeto. Nosso agradecimento à jornalista e ao DRD pela visibidade dada ao nosso trabalho. Aqui não só ensinamos conteúdos, mas oferemos também inspiração para a vida.

  3. Valdênia Silva Pinheiro says:

    Boa tarde Carolina Moreira, adorei sua cobertura no nosso projeto. Seu papel nos serve de inspiração. Obrigada pela divulgação. Bon trabalho, sempre.

  4. Luzimar says:

    Excelente matéria, as escolas públicas desenvolvem bons projetos só não tem divulgação. Projeto como este tem de ser disseminado. Parabéns aos alunos e toda a equipe envolvida.

  5. Luiz Freitas says:

    Perfeito.
    Muito feliz com o envolvimento dos alunos.
    Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência