[the_ad id="288653"]

Queijo de Campanário ganha medalha de ouro em competição nacional

FOTO: Divulgação/Senar-MG

GOVERNADOR VALADARES – Em Campanário, no Vale do Rio Doce, o casal Antônio Jesus de Freitas e Elgita Mônica Miranda Freitas se dividem nos afazeres do Sítio Montanha, entre eles, a produção na queijaria que leva o mesmo nome. “Ele cuida do leite e das vacas e eu cuido da maturação. A fabricação é conjunta”, revela Mônica.

Neste mês, o casal conquistou a medalha de ouro na 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil, um dos concursos mais renomados do país. O queijo Sopé, produzido na queijaria Montanha, foi considerado o melhor do Brasil na categoria Queijo Artesanal de Leite Cru, destacando-se entre mais de 1.500 queijos inscritos e posicionando-se entre os Top 10 do Brasil em 2024.

Antônio e Mônica atribuem parte significativa desse sucesso ao Programa de
Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar. FOTO: Divulgação

“Foi uma premiação totalmente inesperada para a gente. Nós mandamos o queijo pela avaliação técnica dos jurados esperando mais por alguma sugestão de melhoria do que em busca da medalha que acabou vindo. Estamos extremamente felizes e não foi só medalha de ouro o que já é um grande feito, mas o orgulho maior foi que concorremos com mais de 1.500 queijos inscritos e dentre os medalhistas de ouro ficamos entre os Top 10 do Brasil, em 2024”, afirma Mônica.

Divisor de águas

Antônio e Mônica atribuem parte significativa desse sucesso ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar. Antônio participou das orientações oferecidas pelos técnicos de campo Lívia Maia e José Antônio Lafetá entre setembro de 2021 e agosto de 2022.

“O ATeG foi um divisor de águas na nossa vida queijeira. Melhoramos nossa gestão e a qualidade do leite. Começamos a registrar todos os gastos e a quantidade de leite e queijos produzidos diariamente, o que nos ajudou a sair do vermelho e alcançar estabilidade financeira,” afirma Antônio Jesus.

Mônica acrescenta que, através do Programa de Habitação Sanitária e da orientação da Técnica Especialista em Habilitação Sanitária, Lívia Maia, conseguiram obter o Selo de Inspeção, permitindo-lhes enviar seus queijos com mais segurança para a conquista do Prêmio Queijo Brasil, em Santa Catarina.

Comments 2

  1. Geraldo Delfino says:

    Parabéns, que o sucesso continue.

  2. Belo trabalho parabéns para os dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

UFJF-GV recebe ponto de coleta seletiva eletrônica

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, instalou um ponto de coleta seletiva de resíduos eletrônicos. O coletor