Facebook Twitter Youtube

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

  • EDITAIS
  • CLASSIFICADOS
  • VALADARES & REGIÃO
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • ECONOMIA
  • SAÚDE
  • MINAS GERAIS
  • EDUCAÇÃO
  • POLÍCIA
  • COLUNAS
    • Bob Villela
    • Carlos Torrente
    • Cleuzany Lott
    • Coluna MG
    • Crônicas do Cotidiano
    • CRISOLINO FILHO
    • Edson Calixto Junior
    • Espaço Campo
    • Fred Seixas
    • Glêdston Araújo
    • Leonardo Monteiro
    • Lucas Bichara
    • Luiza Vieira
    • MARCELO DE AQUINO
    • MARCOS SANTIAGO
    • PAPO DE BOLEIRO
    • SEBASTIÃO EVILÁSIO
    • Thales Aguiar
    • Ulisses Vasconcellos
    • Wanderson R. Monteiro
  • EXPEDIENTE
  • EDITAIS
  • CLASSIFICADOS
  • VALADARES & REGIÃO
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • ECONOMIA
  • SAÚDE
  • MINAS GERAIS
  • EDUCAÇÃO
  • POLÍCIA
  • COLUNAS
    • Bob Villela
    • Carlos Torrente
    • Cleuzany Lott
    • Coluna MG
    • Crônicas do Cotidiano
    • CRISOLINO FILHO
    • Edson Calixto Junior
    • Espaço Campo
    • Fred Seixas
    • Glêdston Araújo
    • Leonardo Monteiro
    • Lucas Bichara
    • Luiza Vieira
    • MARCELO DE AQUINO
    • MARCOS SANTIAGO
    • PAPO DE BOLEIRO
    • SEBASTIÃO EVILÁSIO
    • Thales Aguiar
    • Ulisses Vasconcellos
    • Wanderson R. Monteiro
  • EXPEDIENTE
Logo positiva DRD
  • EDITAIS
  • CLASSIFICADOS
  • VALADARES & REGIÃO
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • ECONOMIA
  • SAÚDE
  • MINAS GERAIS
  • EDUCAÇÃO
  • POLÍCIA
  • COLUNAS
    • Bob Villela
    • Carlos Torrente
    • Cleuzany Lott
    • Coluna MG
    • Crônicas do Cotidiano
    • CRISOLINO FILHO
    • Edson Calixto Junior
    • Espaço Campo
    • Fred Seixas
    • Glêdston Araújo
    • Leonardo Monteiro
    • Lucas Bichara
    • Luiza Vieira
    • MARCELO DE AQUINO
    • MARCOS SANTIAGO
    • PAPO DE BOLEIRO
    • SEBASTIÃO EVILÁSIO
    • Thales Aguiar
    • Ulisses Vasconcellos
    • Wanderson R. Monteiro
  • EXPEDIENTE
  • EDITAIS
  • CLASSIFICADOS
  • VALADARES & REGIÃO
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • ECONOMIA
  • SAÚDE
  • MINAS GERAIS
  • EDUCAÇÃO
  • POLÍCIA
  • COLUNAS
    • Bob Villela
    • Carlos Torrente
    • Cleuzany Lott
    • Coluna MG
    • Crônicas do Cotidiano
    • CRISOLINO FILHO
    • Edson Calixto Junior
    • Espaço Campo
    • Fred Seixas
    • Glêdston Araújo
    • Leonardo Monteiro
    • Lucas Bichara
    • Luiza Vieira
    • MARCELO DE AQUINO
    • MARCOS SANTIAGO
    • PAPO DE BOLEIRO
    • SEBASTIÃO EVILÁSIO
    • Thales Aguiar
    • Ulisses Vasconcellos
    • Wanderson R. Monteiro
  • EXPEDIENTE

Queijo brasileiro é eleito o 2º melhor do mundo

Redacao by Redacao
20 de setembro de 2022
in TURISMO
0

Dolce Bosco, queijo azul feito com leite de cabra, conquistou especialistas que avaliaram iguarias artesanais de 11 países no 2º Mundial do Queijo, em São Paulo

Um queijo feito com leite de cabra, de sabor sofisticado e com muita personalidade! Com essas características, o brasileiríssimo Dolce Bosco, fabricado no município de Joanópolis (SP), conquistou o coração dos jurados brasileiros e estrangeiros, e trouxe para o Brasil a medalha de prata no 2º Mundial do Queijo. A medalha de ouro ficou com o suíço Gruyere Reserv e o americano Stockinghall, emplacou o terceiro lugar.

O festival, que aconteceu em São Paulo, foi promovido pela SerTãoBras, sociedade civil sem fins lucrativos. Aberto ao público, o evento reuniu aproximadamente 50 mil pessoas, que além da feira e da competição, puderam fazer degustações harmonizadas e participar de palestras, conferências, fórum de discussão e cursos.

Produtores artesanais e industriais do mundo inteiro tiveram a oportunidade de expor seus produtos para um júri formado por 180 especialistas. Foram avaliados mais de 1,1 mil itens do Brasil, Bélgica, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales.

O queijo brasileiro tem ganhado cada vez mais espaço na gastronomia mundial. A iguaria nacional já conquistou medalhas de ouro em outras competições, como no Mondial du Fromage, em Tours, na França, e o World Cheese Awards, em Oviedo, Espanha.

TURISMO GASTRONÔMICO – O queijo brasileiro faz parte do rall de ingredientes nacionais que, aliados à criatividade do brasileiro, transformam a culinária nacional em única, marcante e que vem atraindo mais turistas ao Brasil.

Não é a toa que a gastronomia do Brasil já está entre um dos principais motivos para a vinda de turistas internacionais ao país. Estudo do Ministério do Turismo indica que, 8 em cada 10 turistas internacionais que vieram ao país em 2019, aprovaram a culinária nacional. O país também possui quatro localidades na Rede de Cidades da Unesco na categoria gastronomia: Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Belém (PA) e Paraty (RJ).

Os viajantes brasileiros também têm na gastronomia um dos atrativos que os impulsionam a viajar. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mapeou as viagens de brasileiros e mostrou que, em 2021, a gastronomia e a cultura tomaram a terceira posição no ranking de motivadoras para a realização de uma viagem.

AÇÕES – Sabendo da importância do Turismo Gastronômico, o MTur tem realizado uma série de ações para fomentar o atrativo nos destinos turísticos brasileiros. Em agosto deste ano, a Pasta esteve em São Paulo (SP), para conhecer casos de sucesso gastronômicos em uma ação de benchmarking construída para observar boas práticas do destino.

A análise feita nos restaurantes paulistas vai apoiar o Ministério e seus parceiros na construção de material para roteirização turística com base nas cadeias produtivas da gastronomia local, que será transformado em conteúdo audiovisual de orientação com foco na preparação dos gestores, empreendedores e profissionais de turismo nacionais para consolidação do Brasil como destino internacional de turismo gastronômico.

A qualificação dos profissionais que atuam e atuarão no turismo gastronômico também é pauta do MTur. O Curso de Turismo Gastronômico para Gestores de Turismo, ofertado pela Pasta e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), tem como objetivo capacitar gestores públicos de turismo nas esferas municipal, estadual e federal; profissionais, executivos de empresas de turismo, gastronomia e hotelaria; empreendedores, consultores e prestadores de serviço que pretendem se posicionar no segmento do turismo gastronômico.

Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Tags: 2ºMundialdoQueijodiáriodoriodocedolceboscodrdqueijo
Previous Post

Homem suspeito de maus-tratos contra os pais é preso com arma de fogo em Água Boa 

Next Post

Eleições: presos provisórios e adolescentes internados podem votar

Next Post

Eleições: presos provisórios e adolescentes internados podem votar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Gilmar nega pedido da AGU para reconsiderar decisão sobre impeachment
  • Ministro proíbe repasse de emendas para Eduardo Bolsonaro e Ramagem
  • Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B
  • Luzes, cafezinho e alguns ursinhos pra gente sorrir
  • Motociclistas são condenados por racha que resultou em morte e lesão grave

Comentários

  1. Luiz carlos de souza em Ambev anuncia investimento de R$ 1,3 bilhão e ampliação da fábrica em Minas
  2. MARIA DE FATIMA NOGUEIRA MOURA em Valadares é representada pela primeira vez nas Paralimpíadas Escolares
  3. Sancho Netto Da Cruz em Democrata se prepara para temporada 2026 com confiança e nova SAF
  4. CARLOS ROBERTO MEIRELLES DUTRA em Prefeitura altera localização de dois radares em Governador Valadares após estudos técnicos
  5. Luiz Carlos de Souza em Homem incendeia o próprio carro no Morada do Vale