Jogos do Interior de Minas, adaptado para o formato on-line no período de pandemia, terá duas etapas: microrregional e estadual
A competição, organizada em cinco modalidades, é uma promoção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), que adotou o formato remoto nesta edição para seguir as recomendações das autoridades de saúde e evitar a disseminação da covid-19.
A competição virtual gira em torno de desafios que devem ser cumpridos pelos competidores em cada uma das modalidades disponíveis: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, sendo que cada uma delas possui regulamentos específicos. O desafio deve ser gravado em vídeo pelo competidor em um determinado período de tempo, e enviado para avaliação da coordenação através do formulário de inscrição, onde também são informados outros dados pessoais.
Para participar, o atleta deve ter mais de 16 anos, e primeiramente, precisa acessar o regulamento geral da competição. Os atletas podem participar em mais de uma modalidade, sendo restrito o envio de 1 vídeo em cada uma delas. A boa qualidade do vídeo enviado é essencial para a participação efetiva na batalha.
O JimiVirtual prevê duas etapas, sendo a primeira delas a disputa microrregional, na qual se classificam os dois primeiros colocados de cada região. Serão 16 classificados masculinos e 16 femininos para a etapa estadual, que vai premiar os três primeiros colocados de cada modalidade em data ainda a ser definida.
Solidariedade
A Campanha Solidariedade, em parceria com a Fundação Hemominas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), também permanece em andamento. Ao se inscreverem para o JimiVirtual, os atletas podem escolher se participam da campanha, que visa arrecadar doações de sangue para a fundação, em todas as partes do estado.
Se decidir participar, o competidor deverá agendar um horário para fazer a doação na unidade do Hemominas mais próxima. O ato solidário da doação não é pré-requisito para participação no JimiVirtual, mas serve como estímulo aos atletas. A doação também não tem interferência na pontuação/classificação do competidor.
As instruções estão disponíveis no site do Hemominas, em www.hemominas.mg.gov.br.